Testando clichês com aplicação de micro texturas de superfície – Complemento

Figura 4 – Software CT&A

Figura 5 – Medição da densidade tonal

Figura 6 – Medição colorimétrica

Figura 7 – Medição do ganho de ponto

Para o tratamento estatístico de dados, neste estudo, empregou-se a análise de variância (ANOVA) e gráfico de efeitos principais. Simplificando, a ANOVA testa a hipótese de que as médias de duas ou mais populações não diferem. Com a ferramenta, avaliou-se a importância da gravação, percentual da área do ponto, ganho de densidade e a densidade em dois níveis. Para entender o comportamento destas variáveis, empregou-se um gráfico de efeitos principais para entender a relação das variáveis entre si comparando as médias das variáveis com os fatores. Em termos de hipóteses, a hipótese nula assegura que todas as médias não diferem significativamente, enquanto a hipótese alternativa assegura que pelo menos uma das variáveis supracitadas difere estatisticamente.

Avaliação do ganho de densidade com relação ao padrão.

Para entender esta relação, vamos definir a variável resposta “densidade tonal” em uma gravação padrão e uma texturização avançada em uma pressão ideal. Cyan em 1,2:

Figura 8 – Medição do ganho de densidade tonal

Informações de agrupamento usando método de Tukey e confiança de 95% indicam que não há diferença entre o padrão convencional (7,81%) e o Advanced 1 (7,40%).

Figura 9 – Medição do ganho de ponto

A análise estatística não foi significativa quanto ao percentual de ganho de ponto em uma condição ideal de pressão. Advanced 1 (17,81%) e convencional (12,82%). Aqui, alta pressão. Cyan em 1,3:

Figura 10 – Medição do ganho de densidade tonal

Igualmente, não há diferenças significativas nas gravações: convencional (9,62%) e Advanced 1 (8,17%).

Figura 11 – Medição do ganho de ponto

Com relação ao percentual de ganho de ponto em condição de alta pressão, os resultados indicam que a gravação Advanced 1 (20,84%) possui o dobro da variabilidade da gravação convencional (10,25%).

Comentários

Comentários