Nos dias atuais, muitos empresários do ramo Gráfico se perguntam: Montar um Pre-press interno, ou terceirizá-lo?
Alguns anos atrás, as empresas optavam por terceirizar esta fase do processo por várias questões, não se levava em consideração as necessidades ou benefícios de ter esta fase do processo gráfico dentro da própria Gráfica, ou por falta de visão ou por custos.
As indústrias tinham visões distorcidas sobre as dificuldades de manter esse departamento, muitas tecnologias desconhecidas causavam preocupações exageradas, tais como;
- Qual tipo de equipamento usar?
- Qual plataforma, Mac ou PC?
- Como manter um banco de dados confiável?
- Quais profissionais o mercado disponibilizava?
- Quanto investimento seria necessário para montar o departamento?
Esses fatores quando eram colocados em uma balança, nunca conseguiam valer o investimento sobre os Terceirizadores, sabendo que o maior risco que cada Gráfica podia ter, seria apenas o tempo de entrega das matrizes gravadas.
Mas com o passar dos anos, estes fatores contrários foram perdendo força diante das necessidades das indústrias gráficas, com a entrada de muitos clientes novos e com a urgência de atender prazos menores de entrega, nossa indústria pode perceber que nenhum dos riscos acima citados era maior que os benefícios oferecidos em manter um Pre-press interno. Com a implantação das novas tecnologias na pré-impressão, alguns problemas se tornaram lembranças engraçadas e difíceis de entender nos dias de hoje.
* Me lembro como se fosse hoje, quando em 2001 foi apresentado em nosso Pre-press o software Artpro para substituir as preparações de arte no Photoshop, isso foi uma mudança significativa, pois finalizávamos todas nossas artes rasterizando cor a cor, geradas no Illustrator e salvas com a extensão EPS, isso gerava tempo e retrabalhos, Rsssss!
No ano seguinte recebi uma impressora Kodak (Filme) e um RIP Best Color para fazer as nossas primeiras provas contratuais, tudo era desconhecido e dificultoso, não tínhamos conhecimento para aplicar as inovações, era como se tivéssemos recebido um presente mais sem o manual de uso, tivemos que aprender na raça o uso dos equipamentos.
Mas isso mudou, atualmente as melhorias geradas com a evolução tecnológica nos permitem garantir produtos e processos mais precisos, especificamente na area que trabalho em Rotogravura. As parcerias com as empresas de tecnologia ajudaram à quebrar paradigmas que nossos antecessores não conseguiram e defendiam ardiamente a impossibilidade de aplicá las.
Um dos maiores desafios foi a implantação de uma prova no substrato flexível capaz de reproduzir fielmente a capabilidade de uma impressora rotativa.
Essa barreira foi quebrada e atualmente possuímos provas de cor impressas nos mesmos substratos de impressão utilizados em rotativas, com suas características próprias de processo e de espaço de cor, possibilitando antecipar ao nosso cliente em horas todos os problemas de um projeto novo, sem os custos gerados na gravação de cilindros.
Tudo isso foi possível com a implantação de novas tecnologias de impressão, sistemas de leitura de espaços de cor, softwares de gerenciamento, geração de perfis de mídia, de tela para cada tipo de substrato flexível e também com uma mudança alinhada de perfil do profissional que atua no Pre-press da nova era, ressalto isso porque fizemos uma mudança significativa na mão de obra atual, saimos de uma caixa que nos limitava meramente a uma tela de computador, para atender os requisitos de Pré e Pós impressão.
Com essas inovações o profissional de preparação gráfica, é capaz de atuar no desenvolvimento gráfico, no processo produtivo, na finalização do projeto, mas como?
Os sistemas de gerenciamento de cores e as mudanças de visão, também nos permitem ajudar na parte fabril da Gráfica, participar ativamente da redução de horas na produção, reduzir set-up’s, eliminar horas de gravação de matrizes com tentativas de erro e acerto, reduzir horas de máquina de provas, confeccionar padrões de cor com Máximo, Mínimo e Nominal digitais.
Finalizo este texto deixando minha contribuição sobre as vantagens de manter um Pre-press interno na Gráfica, porém sei que não posso apenas citar as vantagens, existem desvantagens e cada profissional que atua nesta área sabe, o que nos permite entender nossas limitações, mas neste momento as vantagens são maiores e mais importantes para nosso Mercado, essas vantagens ajudarão nos desafios que nosso Mercado terá nas diversas áreas de aplicação e nos diferentes ramos da indústria gráfica.
Autor: Paulo Cesar Brunatti – Supervisor Gráfico, Zaraplast Embalagens Flexíveis