Seria chover no molhado discutir todas as transformações aceleradas pela pandemia da covid-19, principalmente em âmbito digital. Todos nós estamos vivenciando estas disrupções a todo instante.
A suíça Bobst, uma das líderes mundiais na fabricação de máquinas impressoras e de conversão para as indústrias gráficas, de embalagens, rótulos e etiquetas está, no entanto, levando a ideia da conectividade a níveis jamais vistos.
A sua plataforma Bobst Connect, de arquitetura aberta, permite ao usuário integrar todo o seu processo produtivo com vistas ao aumento da produtividade. Ela cobre cinco áreas a saber: pré-impressão, produção, otimização, manutenção e mercado.
Com o emprego de Realidade Aumentada, a primeira aplicação no setor gráfico, a equipe de suporte da Bobst pode acessar o equipamento do cliente e, com o emprego de óculos inteligentes atrelado a um headset, “ver com os olhos do cliente” e instrui-lo em tempo real de como reparar um defeito e por em marcha o equipamento.
Há grande investimento da gigante suíça em ampliar as funcionalidades deste ecossistema e o provável lançamento da segunda geração do seu sistema de manutenção remota com Realidade Aumentada ainda este ano.