No último dia 27 de maio, o professor Lorenzo Baer, conselheiro da ProjetoPack & Associados e colaborador ativo na definição das pautas da ProjetoPack em Revista, completou 80 anos de idade.
Nascido em Florença, Itália, o professor formou-se no curso superior de Graphic Design, na Academia de Artes e Design “Bezalel” de Jerusalém, Israel, e no curso superior de Ciências e Artes Gráficas da Faculdade de Arquitetura da Universidade Politécnica de Turim, também na Itália.
Convidado pelo SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) em 1972, planejou e criou o Setor Técnico de Produção Visual Gráfica da Escola SENAI Theobaldo de Nigris, exercendo o cargo de chefe desse setor até 1977.
Em 1974, foi comissionado professor de História da Arte no mesmo estabelecimento.
De 1990 até 1992, foi professor do curso de graduação de Produção Gráfica na ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing, em São Paulo.
Como diretor de Arte e Criação, trabalhou em Israel, Itália e no Brasil, em mais de dez agências de propaganda e promoções.
Desde 1989 até meados de 2016, lecionou em cursos de Criação e Produção Gráfica no Centro de Comunicação e Artes do SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), em São Paulo.
Em 1998, foi nomeado coordenador do WG 1 (Comissão de Terminologia Técnica) da ABNT/ONS 27 (Associação Brasileira de Normas Técnicas / Organismo de Normalização Setorial de Tecnologia Gráfica). Como autor, escreveu diversos artigos para revistas técnicas do campo gráfico no Brasil e exterior. Sua obra seminal é o livro “Produção Gráfica”, pela editora SENAC, atualmente em sua oitava edição.
Dedica seu tempo atualmente entre atividades de pesquisa e redação do seu próximo livro (também no campo gráfico) e no conselho da ProjetoPack & Associados, propondo estratégias e conteúdo para que a área de comunicação da empresa se solidifique e ganhe cada vez mais relevância nacional e internacional.
Amigos, alunos e colegas de trabalho estiveram prestigiando seus 80 anos de vida e quase 60 anos de carreira no setor de design e tecnologia gráfica.