Determinar o grau de cura das tintas UV representa um desafio para os impressores em todo o mundo. Para resolver este problema, a hubergroup, uma das principais especialistas internacionais em tintas de impressão, inventou uma técnica inovadora: “NewV cure”. De 13 a 16 de maio, a hubergroup apresentou esta solução patenteada baseada na ciência para determinar o grau de cura das tintas UV, bem como seu portfólio de tinta UV compatível com EuPIA em Nürtingen, Alemanha, no IST UV Days 2019.
Embora as tintas UV estejam ganhando popularidade e ofereçam um processo de cura de alta velocidade, tem sido difícil determinar rápida e definitivamente se a impressão está adequadamente curada. Devido à falta de métodos confiáveis, a maioria dos operadores verifica subjetivamente a qualidade da cura usando testes físicos como limpeza com um algodão, arranhões ou um polegar, além de caracterização química. No entanto, o grau de cura afeta a dureza, a robustez, o comportamento de migração e a capacidade de processamento adicional de um filme de tinta – na verdade, a cura inadequada afeta negativamente a usabilidade e a qualidade do produto impresso.
“Nossa nova abordagem baseada na ciência fornece uma avaliação fácil e objetiva da cura por UV em poucos minutos”, afirma a Dra. Carina Sötebier, chefe do Laboratório Central de Análises do hubergroup. “Para determinar o nível de cura das tintas UV, usamos um líquido de teste e um dispositivo de teste eletrônico. Ao testar um extrato predefinido, a NewV cure pode identificar o nível de qualidade de um produto impresso. ”
“Com a cura da NewV, terminamos todos os métodos subjetivos de cura da determinação e criamos um novo padrão para o gerenciamento da qualidade na cura por UV”, acrescenta Roland Schröder, Gerente de Produto UV do hubergroup. “Isso ajudará a reduzir o desperdício e rejeições devido à cura incompleta e aumentará a segurança na produção de embalagens. Como os nossos testes anteriores foram muito bem-sucedidos, estamos entusiasmados por apresentar os primeiros resultados com o NewV Cure para os participantes do IST UV Days. ”
Protótipo do novo dispositivo de cura, que fornece aos operadores uma maneira rápida, fácil e confiável de determinar a cura UV das novas tintas hubergroup.
Roland Schröder, gerente de produtos UV da hubergroup e gerente de produto da NewV cure, trabalha para o hubergroup desde maio de 2000.
A Dra Carina Sötebier chefia o Laboratório Central de Análises no hubergroup e é líder de projeto para o NewV cure. Ela trabalha no hubergroup desde abril de 2017.
Fonte: hubergroup – www.hubergroup.com