A marcante edição de 40 anos da Labelexpo Europe 2019 fechou em alta, como sua maior e mais internacional até o momento. No total, 693 expositores participaram da feira, que aconteceu entre os dias 24 e 27 de setembro, na Brussels Expo, Bélgica.
Distribuído por nove corredores e cobrindo quase 40.000 m² de área útil, ante 37.600 m² em 2017, o evento apresentou a maior oferta de tecnologias de impressão de etiquetas e embalagens e demonstrações ao vivo até o momento. Isso incluiu as áreas de rápido crescimento da impressão híbrida, embalagem flexível e automação. O mau tempo não impediu 37.903 visitantes de 140 países que comparecessem ao longo de quatro dias – um aumento substancial para os 125 países registrados em 2017. Índia, China e Japão estavam especialmente bem representados com grandes delegações de visitantes. A Europa Oriental também mostrou uma representação mais forte em comparação a 2017, em particular a Croácia, com um aumento de 51%, Lituânia (36%), Romênia (25%) e Rússia (14%). O Brasil também viu um aumento de 14% nos visitantes em relação a 2017.
Os principais fabricantes de impressoras anunciaram várias vendas diariamente, incluindo: a 200ª impressora digital HP Indigo 20000 da HP, vendida para um convertedor esloveno; A impressora a jato de tinta N610i de 7 cores da Domino, vendida para um convertedor belga no primeiro dia; A venda da Lombardi de cinco impressoras Synchroline 430 durante os dois primeiros dias do show; A venda de três impressoras pela Gallus na Índia; Impressora de etiquetas de toner AccurioLabel 230 da Konica Minolta, vendida no primeiro dia e que também estreou na feira; A linha de conversão digital DC350 da Grafisk Maskinfabrik e uma rebobinadeira cortadeira para inspeção SR350, vendida a um convertedor do Reino Unido; O sistema de corte a laser da Grafotronic foi vendido a um convertedor de etiquetas americano após o lançamento da máquina na feira; e a primeira Trupress da Screen, vendida na Alemanha.
Os fabricantes de máquinas indianos tiveram um desempenho particularmente bom, com a UV Graphic Technologies vendendo sete impressoras Ultraflex UFO, a Multitec vendendo sua impressora servo S1 completa para um convertedor russo e a Monotech Systems vendendo três impressoras Colornovo, uma na China, Europa e Ásia.
Os fabricantes chineses também se saíram bem, com destaques nas vendas, incluindo a venda do fabricante de impressoras de etiquetas Wanjie a um convertedor na Espanha. Rhyguan vendeu três sistemas de acabamento no primeiro dia – um para um convertedor italiano e dois para empresas na Alemanha.
Demonstrando que o evento evoluiu de algo exclusivamente galgado em etiquetas para algo mais amplo, com a impressão de embalagens, as inovações de embalagens flexíveis estavam bastante evidentes no salão, com lançamentos de impressoras, incluindo a nova máquina de impressão flexográfica X7 da OMET para etiquetas e embalagens flexíveis de 670 mm (26 ”) largura da banda. A Lombardi apresentou sua linha Invicta i2, projetada para embalagens flexíveis no setor de bobinas intermediárias, enquanto a Nilpeter lançou sua impressora FA-Line de 17 ”de largura com cold foil, laminação e sua nova unidade de corte e vinco semi-rotativa de alta velocidade.
A maquinaria híbrida foi outra tendência importante em evidência, com lançamentos incluindo BOBST, que lançou sua nova impressora híbrida Master DM5, e a MPS, que lançou uma nova edição de 17 ”/ 430 mm da impressora híbrida EF Symjet. A Mark Andy apresentou uma nova impressora híbrida digital de nível intermediário, que foi demonstrada ao vivo no show com a conversão avançada em linha.
Outros lançamentos de máquinas incluíram a unidade de embelezamento digital Gallus ‘Digital Printbar, projetada especificamente para branco opaco e usando a tecnologia de impressão digital baseada em jato de tinta. A Konica Minolta lançou sua recém-lançada AccurioLabel 230, uma nova versão de sua impressora digital, enquanto a Grafotronic apresentou sete novos modelos de um total de onze máquinas apresentadas na feira.
Lisa Milburn, diretora administrativa da Labelexpo Global Series, disse: “Estamos muito satisfeitos que nossa edição de 40 anos da Labelexpo Europe tenha sido a nossa maior e mais internacional até o momento, especialmente porque agora ela está avançando rapidamente em um show que abrange não apenas rótulos, mas também a impressão de embalagens. Isso ficou claro com a incrível variedade de inovações em embalagens flexíveis e maquinaria híbrida no chão de fábrica, oferecendo aos convertedores de etiquetas cada vez mais opções para diversificar seus negócios”.
O feedback que recebemos de visitantes e expositores sempre destacou a qualidade superior dos leads, consultas e contatos feitos na feira, com um número incrível de negócios fechados no espaço da exposição e 83% do espaço já reservado no local para Labelexpo Europe 2021. Isso demonstra que a indústria global de impressão de etiquetas e embalagens permanece tão vibrante como sempre, e que esse show – 40 anos depois – ainda é uma plataforma vital na vanguarda de toda a cadeia de suprimentos. ”
A característica principal imensamente popular do show, a Flexible Packaging Arena, atraiu grandes multidões a cada uma de suas onze demonstrações ao vivo. Os visitantes testemunharam um Xeikon CX500 (digital) e um BOBST M6 (UV Flexo) produzindo embalagens flexíveis para contato indireto com alimentos, de acordo com os mais recentes padrões GMP.
Além disso, a HP Indigo ofereceu demonstrações ao vivo de fabricação de bolsas do tipo Stand-Up Pouch digitais, apresentando a impressora digital HP Indigo 20000, Laminação Pack e a máquina de fabricação de bolsas SUP da Karlville, fazendo sua estreia no estande. Outras inovações da HP na feira incluíram a HP Indigo 8000 Digital Press, que seguia a matriz ABG Fast Track, e a HP Indigo 6900 Digital Press mais vendida, que os visitantes podiam ver em ação com um módulo de acabamento Kurz DM-Jetliner integrado .
Na vizinhança do Sustainability Insight Café, patrocinado pela Avery Dennison, Xeikon, Ravenwood Packaging e Sihl ARTYSIO Packaging, os visitantes puderam ver como aumentar suas credenciais ecológicas com uma galeria das mais recentes inovações sustentáveis.
Refletindo o crescente interesse da Ásia e, com apenas dois meses até a Labelexpo Asia 2019, a Labelexpo Europe 2019 também sediou seu primeiro “Dia da China” no primeiro dia. Com isso, representantes de mais de 100 impressores e convertedores de etiquetas da China visitaram a exposição, incluindo o vice-presidente da associação comercial PEIAC, principal parceiro da Labelexpo Asia 2019.
O popular programa educacional – o programa mais extenso até o momento – atraiu participantes ansiosos por aumentar o conhecimento do setor. Três Label Academy, lideradas por especialistas, que organizaram master classes e abordaram os principais tópicos acerca das tintas, revestimentos e vernizes; Falou-se ainda sobre impressão digital de etiquetas e embalagens flexíveis, enquanto uma outra oficina abordava materiais para a produção de etiquetas autoadesivas.
Na conferência de imprensa da Labelexpo Global Series no primeiro dia do show, Milburn também apresentou mais detalhes sobre a mais nova adição ao seu portfólio, a Labelexpo Mexico 2021, juntamente com sua nova série global de eventos Brand Print, destinados a impressores de materiais promocionais e garantias para marcas.
O Label Industry Global Awards 2019 ocorreu na noite do primeiro dia, com os vencedores de Avery Dennison, Esko, GMG e GEW homenageados na celebração temática dos anos 80, que também marcou o 40º aniversário da Labelexpo. O evento foi realizado pelo lendário intérprete da década de 1980, Tony Hadley. O relatório completo do programa Labelexpo Europe 2019 estará disponível em breve para download no site do evento.
A bienal Labelexpo Europe faz parte da Labelexpo Global Series e é seu maior evento. Desde a edição inaugural em 1980, se estabeleceu como a principal plataforma da indústria global para profissionais de impressão de etiquetas e embalagens e é reconhecida por seu alto número de demonstrações de máquinas ao vivo.
A feira reúne fabricantes e fornecedores da mais avançada coleção de tecnologias, com impressoras, donos de marcas e designers sob o mesmo teto. O foco principal da edição de 2019 – “Avance com os seus negócios” – estava em melhorar a estratégia de negócios e impulsionar o setor. Um total de 37.903 visitantes marcaram presença no evento.
A Labelexpo Europe 2019 foi fortemente apoiada e endossada pelos organismos comerciais FINAT, AIMCAL, EUWID, Febelgra, SPPES, UNFEA e VskE.
Para manter-se atualizado sobre os desenvolvimentos mais recentes, siga a Labelexpo no Twitter em @Labelexpo ou visite o site www.labelexpo.com.