De 19 a 21 de março, o mercado de flexografia banda estreita, rótulos e etiquetas se reuniu no Pro Magno Centro de Eventos, em São Paulo, para a primeira edição da Flexo & Labels.
Ao todo, 65 empresas e mais de 100 marcas estiveram expondo suas soluções ao longo de três dias de exposição para um público visitante qualificado, formado por tomadores de decisão de empresas convertedoras, gráficas de rótulos e etiquetas, e impressoras de embalagens. Cerca de 5.500 visitantes de norte a sul do Brasil e de países das América Latina, EUA, Ásia e Europa percorreram o pavilhão para conferir lançamentos de equipamentos de impressão, software e soluções de acabamento.
O sucesso do evento também pôde ser confirmado pelo volume de negócios dos expositores da Flexo & Labels 2019. Uma semana após seu encerramento, a organizadora da feira estima mais de R$ 30 milhões de negócios realizados somente do pavilhão.
“Para nós, essa cifra, que ainda possui caráter preliminar, uma vez que estamos mensurando os números finais, comprova que cumprimos com a proposta de nosso evento, que era a de reunir a melhor tecnologia e criar um ambiente propício para atualização e realização de negócios”, disse Marcia Romano, diretora da Flexo & Labels 2019 e da InMotion, organizadora da feira. “À medida que terminarmos o levantamento, certamente teremos um valor maior de negócios fechados por nossas expositoras, prova do sucesso da Flexo & Labels já em sua primeira edição. Isso, excetuando os negócios e prospecções que serão concluídos pós-evento.”
Segunda edição
Marcia também confirmou que a segunda edição da Flexo & Labels já tem data confirmada para acontecer – no caso, de 9 a 12 de março de 2021.
“A feira ganhou mais um dia de visitação, indo de três para quatro dias, e também estamos aumentando a área do evento, já que 90% dos expositores já confirmaram a renovação em 2021, criando áreas para os novos interessados. Tudo para atender ainda melhor nossos expositores e à procura de área, que vem sendo muito grande”, reforça. “Estamos trabalhando desde já para que a nova edição da feira não somente igual, mas supere o sucesso de 2019. Esse é nosso objetivo a partir de agora.”
Conferência
Em paralelo à Flexo & Labels 2019, aconteceu a Label Talks, conferência focada em novidades, tendências e tecnologias para o mercado de banda estreita e label. Organizada pela Projeto Pack, o evento contou com palestrantes e experts do Brasil e do exterior, que, durante três dias, trataram de temas de fundamental importância para o segmento, tais como soluções de impressão, cross media, etiquetas inteligentes, premiunização, proteção de marca e impressão de segurança, legislação, sustentabilidade etc.
Prêmio ABIEA
Também na Flexo & Labels, aconteceu, na noite do dia 20 de março, a entrega do 6º Prêmio ABIEA, promovido pela Associação Brasileira das Indústrias de Etiquetas e Rótulos Adesivos.
Ao todo, 13 categorias foram premiadas, consagrando os vencedores: Printek Etiquetas e Rótulos (categoria Bebidas), Rototek (categoria Produtos Alimentícios), Damver Adesivos (categorias Cosméticos e Cuidados Pessoais e Industrial), Indemetal Gráficos (categoria Farmacêuticos), Mack Color (Higiene e Limpeza), Impress Soluções (categoria Flexo Traço), Ready do Brasil (categoria Flexo Cromia), Automação Rótulos (categorias Impressão Digital e Impressão Combinada), RR Donnelly (categoria Tags e Etiquetas sem Adesivos), Catuaí Rótulos (categoria Sleeves), e Continplan (categoria Segurança).