Página Inicial > Indústrias
Indústrias
A ProjetoPack tem ajudado inúmeras indústrias há mais de uma década e meia, no Brasil e no exterior, a melhorar sua performance e custos. Conheça os principais segmentos que atendemos:
As indústrias convertedoras de embalagens flexíveis, etiquetas e rótulos sofrem com o contínuo arrefecimento da sua margem de lucro. As tiragens diminuem, ao passo que aumentam a sofistificação das artes, a exigência dos clientes e a segmentação dos produtos. Ser eficiente e eficaz na produção (especialmente nos tempos de acerto), comprar bem e de forma assertiva seus insumos e ferramentais e fazer bom uso do seu parque industrial são competências vitais para enfrentar este mercado tão desafiador.
Ajudamos inúmeras indústrias, no Brasil e exterior, a melhorar sua performance industrial e de custos, sendo reconhecida por seus clientes – desde pequenas indústrias até as grandes multinacionais – como um grande resolvedor de problemas no chão-da-fábrica e um grande mentor no caminho de um OEE Classe Mundial, especialmente na área de impressão.
Donos de marcas enfrentam três desafios vitais todos os dias: o de assegurar a integridade da sua marca em diversas plataformas (sinalização, embalagens variadas, anúncios impressos, mídia outdoor etc.), o de escolher fornecedores competentes em custos e inovação e o de comprar, de forma inteligente, material impresso – principalmente embalagens e rótulos – que são parte intrínseca de seus produtos e principal veículo de comunicação da marca.
A ProjetoPack tem ajudado donos de marcas a performar nestes três temas, gerando ganhos expressivos tangíveis e intangíveis aos seus clientes.
Com o avanço das embalagens flexíveis, a indústria de embalagens em papelão ondulado e cartão precisam se reinventar a cada dia. Parte desta reinvenção é imprimir com altíssima qualidade, lotes reduzidos, ao menor custo possível – algo muitas vezes difícil, em vista da cultura e vícios no chão-de-fábrica e da falta de capacitação técnica da equipe operacional.
A ProjetoPack tem ajudado dezenas de indústrias de embalagens cartotécnicas a ganharem o conhecimento necessário para transformar a sua operação em referência de produtividade, tanto na impressão analógica (em sua maioria, flexográfica), quanto nas novas tecnologias digitais.
As indústrias de embalagens em vidro e plásticos rígidos (soprados, injetados ou termoformados) tem superfícies bastante dificultosas para a impressão direta. Por outro lado, processos indiretos de decoração proliferam-se e aperfeiçoam-se, a exemplo do heat transfer, shrink sleeve, auto-adesviso, in-mold label e in-mold decoration.
A ProjetoPack tem ajudado inúmeras empresas a aumentarem a qualidade técnica da sua impressão nestes materiais críticos, sem, contudo, elevar custos ou deteriorar a produtividade da fábrica.
O paradigma agora é o de ganhar eficiência e reduzir o consumo de tintas, que encarece sensivelmente a cerâmica impressa.
A ProjetoPack tem se especializado cada vez mais nos diversos sistemas digitais existentes no setor de impressão industrial, para ajudar seus clientes a tirar o máximo proveito de suas linhas, a custos competitivos.
As indústrias moveleiras e de fitas de borda enfrentam inúmeros desafios técnicos na impressão (comumente chamada de pintura): o primeiro é o de imprimir com uma qualidade cada vez maior, padrões e texturas mais naturais e orgânicos. O segundo é melhorar a eficiência das linhas e reduzir o índice de retrabalho, um problema crítico e bastante comum à maioria das empresas. E, por fim, diminuir o custo de produção na pintura, especialmente sentido no elevado consumo de primer, tinta e verniz.
A ProjetoPack tem auxiliado inúmeros clientes deste segmento, o que inclui indústrias que ocupam posição de destaque na indústria moveleira e de fitas de borda nacional.
As indústrias têxteis e de soft signage, assim como o segmento de cerâmica, estão convergindo para sistemas digitais. Essa nova realidade requer maior entretenimento técnico de pré-impressão e impressão, gerenciamento de cores e controle do processo – algo que a experiência mais rudimentar da “pintura” não demandava na mesma intensidade.
A ProjetoPack tem auxiliado, mais recentemente, indústrias destes setores a adquirirem o conhecimento necessário para melhorar os lucros nas suas operações de impressão.
Um dos setores mais carentes é o da estamparia. Laqueadoras e gravadoras (embossing ou gofragem, calandra etc.) produzem de forma muito lenta e, inúmeras vezes, fora do padrão. A própria impressão de texturas deixa a desejar e ainda há o desgaste prematuro dos cilindros especiais, também bastante caros.
A ProjetoPack tem ajudado empresas de estamparia a reduzir custos de regravação de cilindros especiais (mediante controlo de processos, manuseio, armazenagem e limpeza adequados), economizar tintas e aumentar a velocidade das linhas de impressão e estamparia.
Um dos mercados emergentes na indústria de impressão é o mercado de eletrônica e microeletrônica impressa (Printed Electronics). Ela abarca diversos segmentos interessantes, como a impressão de circuitos, baterias e painéis fotovoltaicos (solares).
A ProjetoPack é uma das únicas empresas de consultoria de impressão do mundo a atuar neste segmento tão novo e tecnológico, com diversos cases de sucesso no Brasil e exterior. A produção de eletrônicos não permite falhas de impressão – é literalmente “erro zero”, uma vez que cada metro quadrado fora do especificado significa um elevadíssimo prejuízo financeiro, algumas centenas ou mesmo milhares de dólares. Em alguns casos, como o de impressão de painéis solares, até mesmo os testes com o produto impresso podem afetar as suas características.
As gráficas de comunicação visual (grandes formatos) produzem desde impressos mais simples até sofisticados (e caros) substratos adesivos, como os filmes para envelopamento de veículos. Manter uma operação lucrativa, em meio à gigantesca concorrência, exige dentre muitos aspectos um trabalho preciso de gerenciamento de cores e economia de insumos, principalmente tintas.
A ProjetoPack tem auxiliado dezenas de gráficas de comunicação visual, inseridas em segmentos variados, a imprimir com maior eficiência a custos reduzidos.
Um dos segmentos mais afetados da indústria gráfica com o advento da internet, redes sociais, celulares e outros dispositivos eletrônicos que permitem a leitura online (e-readers, por exemplo) é a de impressão offset editorial e comercial, plana ou rotativa. Embora a tradicional impressão offset tenha bastante literatura disponível e uma escassez de mão-de-obra relativamente menor que outros sistemas de impressão, ainda há muito por fazer numa gráfica para se imprimir produtivamente. O OEE das linhas de impressão no Brasil ainda é muito baixo, em relação às mesmas linhas no exterior, que imprimem produtos com tiragens e complexidade relativamente parecidos.
A ProjetoPack tem ajudado muitas destas gráficas, mediante a implantação de um completo programa de produção enxuta desenhado especialmente para gráficas offset, a atingir um novo patamar de produtividade na impressão.
Outro segmento extremamente sensível ao erro é o dos impressos de segurança, que apresenta inclusive um desafio particular: a maioria das impressoras é de tecnologia híbrida, reunindo num mesmo equipamento sistemas de impressão distintos. A falta de um apurado controle de processos pode acarretar na geração de aparas a níveis alarmantes.
A ProjetoPack tem contribuído muito com as gráficas atuantes neste setor, para reduzir os desperdícios, os tempos de acerto e os custos decorrentes da natureza destes impressos tão complexos e plenos de acabamentos também onerosos (holografia, coldfoil, hot stamp, cast and cure, gofragem, lases scoring etc).
Qualquer empresa que deposite tinta sobre um substrato para reproduzir uma ou mais cópias a partir de um original necessita de gerenciamento de cores, controle no recebimento de insumos, controle dos processos e capacitação dos operadores das linhas.
A ProjetoPack está apta em ajudar empresas a imprimir melhor e a custos mais competitivos em praticamente quaisquer processos analógicos (rotogravura, flexografia, offset, litografia, tampografia, calcografia, serigrafia, dry offset, letterpress etc.) e digitais (jato de tinta D.O.D ou fluxo contínuo, sublimação offset digital e tantos outros).
Indústrias fabricantes de máquinas impressoras, substratos, chapas e cilindros, camisas porta-clichê, anilox, lâminas, fitas dupla-face, acessórios, tintas e solventes e uma infinidade de outros materiais – querem ajuda para avaliar novos produtos ou serviços, acompanhar testes, compreender ou mesmo identificar novos nichos de mercado e até mesmo subcontratar nossa equipe para o start-up de um novo equipamento em algum cliente.
A ProjetoPack tem prestado estes serviços a centenas de empresas nacionais e multinacionais, sendo uma referência e um parceiro estratégico de todas elas no setor de impressão.