Pular para o conteúdo
  • Quem Somos
  • Indústrias
  • Serviços
    • Certificações
    • Consultoria
    • Diagnósticos
    • Treinamentos
    • Consórcio Empresarial
  • Carreiras
  • Blog
    • Artigos
    • Conteúdo restrito
    • Entrevistas
    • Eventos
    • Fusões e aquisições
    • História
    • Infopack
    • Lançamentos
    • Opinião
    • Outros
    • PackLessons
    • ProjetoPack em revista
    • Treinamentos
    • Vagas
  • Revista
    • Sobre a Projeto Pack em Revista
    • Assine Revista Projeto Pack
    • Anuncie na ProjetoPack
    • Acesse a ProjetoPack em Revista
  • Contato
  • pt_BR
  • en_US
  • Quem Somos
  • Indústrias
  • Serviços
    • Certificações
    • Consultoria
    • Diagnósticos
    • Treinamentos
    • Consórcio Empresarial
  • Carreiras
  • Blog
    • Artigos
    • Conteúdo restrito
    • Entrevistas
    • Eventos
    • Fusões e aquisições
    • História
    • Infopack
    • Lançamentos
    • Opinião
    • Outros
    • PackLessons
    • ProjetoPack em revista
    • Treinamentos
    • Vagas
  • Revista
    • Sobre a Projeto Pack em Revista
    • Assine Revista Projeto Pack
    • Anuncie na ProjetoPack
    • Acesse a ProjetoPack em Revista
  • Contato
  • pt_BR
  • en_US
Conteúdo para Assinantes
Conteúdo para Assinantes

Página Inicial > Insights > Entrevistas > O que aprendemos na entrevista do programa PackCast com o Sr. Jacques Sikierski?

O que aprendemos na entrevista do programa PackCast com o Sr. Jacques Sikierski?

Foi a primeira entrevista da temporada especial “45 anos de ABIEF”
jacques sikierski
  • 31/10/2022
  • | 11:06

Nos últimos dias, conduzimos mais uma entrevista no nosso podcast. E, mantendo a tradição, aproveitamos o vídeo para o formato webcast em nosso canal do YouTube.

Foi a primeira entrevista da temporada especial “45 anos de ABIEF”, com o lendário fundador da ITAP, empreendedor e visionário do plástico e das embalagens flexíveis no Brasil, o diretor da Brampac Jacques Sikierski.

Os mais novos talvez não saibam que produtos como sacos valvulados, rótulos-manga, coextrusão de filmes, masterbatches, adesivos para laminação, água mineral em copos plásticos, saco de leite UHT, sacos plásticos para lixo, a própria “plasticultura”, a impressão em rotogravura sobre polietileno, a ITAP e tantas outras empreitadas e projetos passaram pelas mãos de Seu Jacques – que ajudou a construir os alicerces da indústria de embalagens plásticas nacional.

Seu Jacques desembarcou no Brasil aos 22 anos de idade, no ano de 1955. No dia desta entrevista também era o do seu aniversário de 90 anos de idade. Segundo o empresário, ele teria comprado uma serra de fita (uma relíquia até hoje guardada) para produzir as cartolinas que seriam utilizadas como molde na confecção de camisas.

O negócio foi ampliado das cartolinas ao celofane (não existia plástico neste período) para a produção de embalagens para camisas e outras peças de vestuário. Em pouco tempo, o negócio cresceu e saiu do bairro do Limão para uma fábrica maior, no Jaguaré.

“Era uma época bastante desenvolvimentista a que passávamos, a do Juscelino Kubitschek, com tudo ainda por fazer e muitas oportunidades. O país estava se industrializando e nós, juntos com ele”.

Jacques Sikierski

Seu Jacques teve um papel importante no estabelecimento da indústria petroquímica nacional, tendo sido um dos fundadores da primeira delas, a Politeno.

Parte de seu pioneirismo é atribuído, segundo ele próprio, às constantes viagens internacionais e participação ostensiva em feiras setoriais, buscando ativamente por novas ideias e conceitos ao mercado de embalagens e plásticos em geral.

“A rapidez da indústria era tamanha que antes das patentes requeridas serem concedidas pelo INPI, o produto em questão já era obsoleto”, afirma Seu Jacques.

Com Seu Jacques, aprendemos que:

  • O sucesso no nosso setor depende, em grande parte, não apenas da coragem e pioneirismo de investir em novas ideias e projetos, mas especialmente em ter o senso crítico de avaliar se não é possível melhorar as já existentes.
  • O “comodismo” das empresas e a falta de criatividade são talvez os dois mais graves problemas que os convertedores enfrentam na atualidade. Ambos levam à temível comoditização, onde a escolha baseia-se apenas pelo menor preço, erodindo a margem de todos ao final.
  • O Brasil oferece certas alternativas que extrapolam a competência técnica e industrial das empresas: os incentivos fiscais e outros temas tributários que acabam criando uma desigualdade na maneira de competir – o que inclui a nossa área de embalagens flexíveis. Portanto, não tratar este assunto como prioritário e não ter uma estratégia para reduzir estes efeitos (quando por parte da concorrência) ou usufruir dos ganhos, é problemático.
  • Há extremismos de ambos os lados – tanto na esfera do ativismo ambiental que acaba comprometendo o desenvolvimento sustentável de alguns negócios, quanto da ganância empresarial descomedida que ignora os impactos da sua atividade ao meio ambiente. É preciso achar o meio termo, e a profissionalização da atividade de reciclagem têm sido fundamental neste processo.
  • A visão política pode contribuir em muito na solução do problema do plástico. Ao invés de pensar na questão da arrecadação de tributos por parte do ecossistema de reciclagem – desde o catador até as grandes cooperativas – é preciso considerar o estímulo à atividade, a organização e profissionalização desta extensão da vida útil dos produtos, de forma a obter-se um ganho ambiental e social inestimáveis ao final.
  • O tema da reciclagem é tão relevante, que deveria ter um peso equivalente a, por exemplo, a pasta ambiental como um todo. Deveria ser o epicentro de uma política ambiental nacional e abrangente.

Seu Jacques realmente impressiona pela lucidez e postura empreendedora, sempre buscando inovar em seus negócios. Nos mostra que a mente criativa e inovadora não é dependente da tecnologia em si (em alguns momentos, você o verá resmungando e pedindo que alguém lhe ajude a “apagar o celular”), mas da forma de ver o mundo.

O que o mercado perderá quando todos os “Seus Jacques” se aposentarem? Será que as novas gerações estarão aptas a seguir ou aperfeiçoar este sólido legado que alicerçou a indústria de embalagens no Brasil? Vamos torcer para que sim.

Se você prefere ouvir a entrevista, corre lá e já se inscreve no podcast PackCast no link:

Leia mais em nosso blog:

O que aprendemos no PackCast com a Camargo Embalagens?

Compartilhe isso:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Projeto Pack em Revista

Edição 108 – mar/abr 2025

Edição 107 – jan/fev 2025

Edição 106 – nov/dez 2024

Categorias
  • Arquivo (308)
  • Artigos (20)
  • Entrevistas (26)
  • Eventos (20)
  • Fusões e aquisições (29)
  • História (1)
  • Infopack (48)
  • Lançamentos (114)
  • Opinião (39)
  • Outros (13)
  • PackLessons (7)
  • ProjetoPack em revista (2)
  • Treinamentos (5)
  • Vagas (1)

Arquivo

Baixe grátis agora mesmo o livro: 100 dicas práticas de vendas e marketing para indústria gráfica e convertedora

Assine o Infopack no LinkedIn

Relacionados

packcast leonidas alperowitch

O que aprendemos na entrevista do programa PackCast com o Leonidas Alperowitch?

teruel papéis amália

Teruel-Papéis Amalia combina inovação e sustentabilidade para vencer a premiação Silver no Global Flexo Innovation Awards

laborprint

Laborprint prepara investimentos na área de grandes formatos após sucesso com tecnologia EFI VUTEk®

Sistema Metrics permite rastreabilidade total da produção

NEWSLETTER

Quer receber novidades e conteúdos exclusivos?

Inscreva-se na newsletter do ProjetoPack para receber as principais notícias da área gráfica e conteúdos exclusivos diretamente no seu e-mail.

A ProjetoPack é referência em consultoria e treinamentos para indústrias gráficas, de impressão geral, moveleiras, fitas de borda, impressão industrial e indústrias de embalagens, etiquetas e rótulos.

Também trabalha com certificações nacionais e internacionais e produz a Revista ProjetoPack, uma publicação especializada no mercado de conversão e impressão.
Facebook Twitter Linkedin Youtube
Instagram Whatsapp Telegram Link

Carreiras

O melhor conteúdo sobre tecnologia, design e
gestão de embalagens flexíveis, rótulos e impressão.
Assine agora!
  • Insights – Blog
  • Sitemap
  • Política de Privacidade
  • Meu Cadastro
  • Contato
  • Insights – Blog
  • Sitemap
  • Política de Privacidade
  • Meu Cadastro
  • Contato
  • Insights – Blog
  • Sitemap
  • Política de Privacidade
  • Meu Cadastro
  • Contato
  • Insights – Blog
  • Sitemap
  • Política de Privacidade
  • Meu Cadastro
  • Contato
Usamos cookies em nosso site para fornecer a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar”, você concorda com o uso dos cookies. Você também pode visitar "Configurações de cookies" para fornecer um consentimento controlado.
Configurações de cookiesAceitar
Revisar consentimento

Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência enquanto navega pelo site. Destes, os cookies que são categorizados como necessários são armazenados no seu navegador, pois são essenciais para o funcionamento das funcionalidades básicas do site....
Necessário
Sempre ativado
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. These cookies ensure basic functionalities and security features of the website, anonymously.
CookieDuraçãoDescrição
cookielawinfo-checkbox-advertisement1 yearThe cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Advertisement".
cookielawinfo-checkbox-analytics11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics".
cookielawinfo-checkbox-functional11 monthsThe cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checkbox-necessary11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary".
cookielawinfo-checkbox-others11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other.
cookielawinfo-checkbox-performance11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance".
pmpro_visitsessionThe cookie is set by PaidMembership Pro plugin. The cookie is used to manage user memberships.
viewed_cookie_policy11 monthsThe cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data.
Funcional
Functional cookies help to perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collect feedbacks, and other third-party features.
CookieDuraçãoDescrição
na_id1 year 24 daysThis cookie is set by Addthis.com to enable sharing of links on social media platforms like Facebook and Twitter
ouid1 year 24 daysThe cookie is set by Addthis which enables the content of the website to be shared across different networking and social sharing websites.
Performance
Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.
Analytics
Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.
CookieDuraçãoDescrição
__gads1 year 24 daysThis cookie is set by Google and stored under the name dounleclick.com. This cookie is used to track how many times users see a particular advert which helps in measuring the success of the campaign and calculate the revenue generated by the campaign. These cookies can only be read from the domain that it is set on so it will not track any data while browsing through another sites.
__ss1 dayThis cookie is set by SharpSpring, a marketing automation platform. This is used for tracking visitors and form submissions.
__ss_referrer1 hourThis cookie is set by SharpSpring, a marketing automation platform. This is used for tracking visitors and form submissions.
__ss_tk25 yearsThis cookie is set by SharpSpring, a marketing automation platform. This is used for tracking visitors and form submissions.
_ga2 yearsThis cookie is installed by Google Analytics. The cookie is used to calculate visitor, session, campaign data and keep track of site usage for the site's analytics report. The cookies store information anonymously and assign a randomly generated number to identify unique visitors.
_gat_UA-105063179-11 minuteThis is a pattern type cookie set by Google Analytics, where the pattern element on the name contains the unique identity number of the account or website it relates to. It appears to be a variation of the _gat cookie which is used to limit the amount of data recorded by Google on high traffic volume websites.
_gid1 dayThis cookie is installed by Google Analytics. The cookie is used to store information of how visitors use a website and helps in creating an analytics report of how the website is doing. The data collected including the number visitors, the source where they have come from, and the pages visted in an anonymous form.
_hjAbsoluteSessionInProgress30 minutesNo description
_hjFirstSeen30 minutesThis is set by Hotjar to identify a new user’s first session. It stores a true/false value, indicating whether this was the first time Hotjar saw this user. It is used by Recording filters to identify new user sessions.
_hjid1 yearThis cookie is set by Hotjar. This cookie is set when the customer first lands on a page with the Hotjar script. It is used to persist the random user ID, unique to that site on the browser. This ensures that behavior in subsequent visits to the same site will be attributed to the same user ID.
_hjIncludedInPageviewSample2 minutesNo description
_hjTLDTestsessionNo description
koitk10 yearsThis cookie is set by SharpSpring, a marketing automation platform. This is used for tracking visitors and form submissions.
Propaganda
Advertisement cookies are used to provide visitors with relevant ads and marketing campaigns. These cookies track visitors across websites and collect information to provide customized ads.
CookieDuraçãoDescrição
_fbp3 monthsThis cookie is set by Facebook to deliver advertisement when they are on Facebook or a digital platform powered by Facebook advertising after visiting this website.
B1 yearThis Cookie is used by Yahoo to provide ads, contents or analytics.
fr3 monthsThe cookie is set by Facebook to show relevant advertisments to the users and measure and improve the advertisements. The cookie also tracks the behavior of the user across the web on sites that have Facebook pixel or Facebook social plugin.
IDE1 year 24 daysUsed by Google DoubleClick and stores information about how the user uses the website and any other advertisement before visiting the website. This is used to present users with ads that are relevant to them according to the user profile.
pa_crosswise_ts2 yearsThis cookie is set by Perfect Audience and is used for advertising purposes based on user behavioral data.
pa_google_ts2 yearsThis cookie is set by Perfect Audience and is used for advertising purposes based on user behavioral data.
pa_openx_ts2 yearsThis cookie is set by Perfect Audience and is used for advertising purposes based on user behavioral data.
pa_rubicon_ts2 yearsThis cookie is set by Perfect Audience and is used for advertising purposes based on user behavioral data.
pa_twitter_ts2 yearsThis cookie is set by Perfect Audience and is used for advertising purposes based on user behavioral data.
pa_uid2 yearsThis cookie is set by prfct.co. This cookie is used across the websites that use same ad network to display ads to the other advertisers in the network.
pa_yahoo_ts2 yearsThis cookie is set by Perfect Audience and is used for advertising purposes based on user behavioral data.
personalization_id2 yearsThis cookie is set by twitter.com. It is used integrate the sharing features of this social media. It also stores information about how the user uses the website for tracking and targeting.
test_cookie15 minutesThis cookie is set by doubleclick.net. The purpose of the cookie is to determine if the user's browser supports cookies.
uid1 year 24 daysThis cookie is used to measure the number and behavior of the visitors to the website anonymously. The data includes the number of visits, average duration of the visit on the website, pages visited, etc. for the purpose of better understanding user preferences for targeted advertisments.
uuid23 monthsThis cookies is set by AppNexus. The cookies stores information that helps in distinguishing between devices and browsers. This information us used to select advertisements served by the platform and assess the performance of the advertisement and attribute payment for those advertisements.
Outros
Other uncategorized cookies are those that are being analyzed and have not been classified into a category as yet.
CookieDuraçãoDescrição
A31 yearNo description
anj3 monthsNo description
i1 yearThe purpose of the cookie is not known yet.
SALVAR E ACEITAR
Desenvolvido por CookieYes Logo