Pular para o conteúdo
  • REVISTA
  • CONTATO
  • CONTEÚDO PARA
    ASSINANTES
  • pt_BR
  • en_US
  • pt_BR
  • en_US
  • Quem Somos
  • Indústrias
  • Serviços
    Icone - Digital-IA-Automacao
    Digital, IA e Automação
    Análise do Sucesso de Venda da Embalagem com IA
    Chatbot para Troubleshooting em Impressoras
    PackNextGen
    Revisão de Textos e Compliance por IA
    Serviço de Análise e Concessão de Crédito por IA
    Serviço de Impulsionamento de Vendas por IA
    Estratégia Corporativa
    Workshop de Embalagens e Rótulos para Tubos e Bisnagas
    Workshop Flexografia para Impressão Digital
    Workshop Offset para Rótulos e Etiquetas
    Workshop Rotogravura para Flexografia
    Excelência na Cadeia de Suprimentos
    RMA: Controle de Insumos para Impressão de Alta Performance
    Treinamento Embalagens
e Rótulos para Aprovadores
    Treinamento Embalagens
e Rótulos para Compradores
    Finanças, Jurídico e Tributos
    Assessoria para
    Planejamento Patrimonial
    Assessoria para

    Planejamento Sucessório
    Consórcio para Aquisição de Máquinas de Impressão e Conversão
    Diagnóstico fiscal
    Recuperação de Créditos Fiscais
    Soluções Financeiras
    Fusões e Aquisições
    Avaliação Econômica (Valuation)
    Consultoria VBM
    Due Dilligence
    Estruturação de Joint-Venture
    Intermediação na Venda ou Compra
    Inovação e futuro
    Financiamento para Inovação
    Reporting Feiras e Eventos
    Inteligência de Dados e Big Data
    Reporting Inteligência de Mercado
    Operações
    Consultoria MEPI
    Consultoria MIRROR
    Consultoria OKR
    Consultoria SMED
    Consultoria TCR
    Consultoria TOC
    Consultoria TPM
    Consultoria TWIN
    Diagnóstico COMPASS
    Diagnóstico CONVERTING
    Diagnóstico PAINTING
    Diagnóstico STANDARDS
    PackNextGen
    Palestra: O Lucro Está na Fábrica
    Treinamento: Excelência em Flexografia
    Treinamento: Excelência em Laminação
    Treinamento: Excelência em Pintura
    Treinamento: Excelência em Rotogravura
    Workshop: Color Masters
    Workshop: Excelência em Impressão Inkjet
    Workshop: Excelência em Offset Digital
    Pessoas e Organização
    Consultoria OWNERSHIP
    Diagnóstico DISC
    Headhunting e Realocação Global
    Serviço de Vaga Impulsionada
    Sustentabilidade
    Projeto de Energia Limpa
    Transformação
    Workshop: Programa Transformação Flexo
    Vendas e Marketing
    Análise do Sucesso de Venda
    Consultoria GROWTH
    Consultoria MES
    Consultoria RADAR
    Design como Serviço
    Episódio Patrocinado PackCast
    Growth Marketing
    como Assinatura
    Mentoria para Exportação de
Embalagens Flexíveis
    Palestra: Embalagem como
    Mídia Estratégica
    Patrocínio dos Eventos
    Roadmap Anuais
    Serviço de Impulsionamento
    de Vendas por IA
    Serviço de Matchmaking para Exportadores de Embalagens
    Veiculação Publicitária na
    News Infopack
    Veiculação Publicitária na
    ProjetoPack em Revista
    Workshop: Embalagens Flexíveis para Vendedores
    Workshop: Rótulos e Etiquetas para Vendedores
  • Eventos
  • Carreiras
  • Think Tank
  • Rede de Consultores
  • Blog
    Icone - Digital-IA-Automacao
    Insights / Blog
    • Arquivo
    • Artigos
    • Eventos
    • Entrevistas
    • Fusões e aquisições
    • História
    • Infopack
    • Lançamentos
    • Opinião
    • Outros
    • PackLessons
    • ProjetoPack em revista
    • Treinamentos
    • Vagas
    • Arquivo
    • Artigos
    • Eventos
    • Entrevistas
    • Fusões e aquisições
    • História
    • Infopack
    • Lançamentos
    • Opinião
    • Outros
    • PackLessons
    • ProjetoPack em revista
    • Treinamentos
    • Vagas
  • 17/04/2017
  • | 21:59
  • Aislan Baer

FILTRAR CATEGORIAS:

  • Arquivo
  • Artigos
  • Eventos
  • Entrevistas
  • Fusões e aquisições
  • História
  • Infopack
  • Lançamentos
  • Opinião
  • Outros
  • PackLessons
  • ProjetoPack em revista
  • Treinamentos
  • Vagas
  • Arquivo
  • Artigos
  • Eventos
  • Entrevistas
  • Fusões e aquisições
  • História
  • Infopack
  • Lançamentos
  • Opinião
  • Outros
  • PackLessons
  • ProjetoPack em revista
  • Treinamentos
  • Vagas

Pré Impressão – Os desafios do suspeito usual

Seja como terceiro ou como parte de uma empresa é ela, a pré impressão, que é a responsável por traduzir um arquivo de computador numa matriz de impressão. Os percalços e desafios desse integrante da cadeia de produção são muitos e fazem com que a pré impressão seja o suspeito usual quando alguma coisa dá errado.

Essas breves linhas não tem o intuito apontar o dedo para este ou aquele participante da cadeia de produção e sim, na medida do possivel, tentar desmistificar um processo complexo e que tenta, muitas vezes com sucesso, controlar e centralizar variaveis do processo de produção, e assim converter um sonho de um designer/produtor em uma embalagem bonita, funcional e algumas vezes, inovadora.

No atual cenário, a pré impressão é muitas vezes o patinho feio do processo. Se um impresso não chega na cor, é culpa da pré impressão, um texto que desapareceu, pré impressão, já ouvi até de pré impressores que a própria prova de cor que eles fornecem, ainda que feita com base a todo um estudo de colorimetria, é usada contra eles: “Façam uma nova chapa pois não conseguimos chegar na cor da prova”. O que demonstra, convenhamos, um total desconhecimento do processo de pré impressão.

Fato é que uma pré impressão bem feita, onde os dados de impressão são resgatados através de sistemas próprios para avaliação da densidade, ganho de ponto e demais variáveis é um processo meramente matemático. Ainda que muitos possam discordar da afirmação que acabo de fazer, vou reiterar, controle de cor, ganho de ponto e transformar um arquivo digital em pontos numa matriz de impressão é um processo matemático. Simplificando ao extremo a pré impressão é tão simples quanto dois mais dois são quatro.

Claro que escrevo isso sob pena de muitos dizerem que estou esquecendo do tratamento de imagens e ajustes do arquivo para o processo de impressão. Mas infelizmente esses mesmos processos, ainda que necessários, também são matemáticos pois dependem de medições e controles e apesar de todo o tom artistico do negócio, de todas as possibilidades de perfis de cor e de monitores calibrados, todo tratador de imagem mede a cor em porcentagem para ter uma idéia de como será o resultado (o que demonstra mais uma vez que existe objetividade e não subjetividade quando se trata desse tema).

Parte da culpa de fazer a pré impressão tão complexa vem da própria pré impressão, pois ao mesmo tempo que corrigem arquivos em praticamente todos os clientes que eu conheço, é a pré impressão que controla detalhes produtivos incluindo, acreditem, a quantidade de cilindros que um convertedor tem disponivel para imprimir um certo formato de trabalho. Portanto daí surge uma situação onde a qualidade do impressão depende especificamente do quanto essa pré impressão sabe do processo de impressão, de cada cliente (no caso de pré impressão terceirizada) e/ou de cada máquina.

Eu acredito que isso se deve a alguns fatores, se por um lado, a pré impressão é aquele mistério mágico de “apertadores de botão” que aparecem com uma matriz de impressão a partir de um arquivo “supostamente complicado” (o que em muitos casos é verdade), por outro lado foi uma necessidade do fornecedor de pré impressão controlar melhor as variaveis para melhorar a qualidade de impressão e ter uma vantagem em relação aos concorrentes.

Grandes marcas já descobriram esse pulo do gato há muito tempo e usam as tão famosas Pre Medias que tem, além de outras funções, uma pré impressão que controla o processo de impressão e garante portanto uniformidade na representação de uma marca em qualquer processo produtivo.

Se tomarmos essa definição como base poderiamos lançar uma campanha “Somos Todos Pre Media” pois é esse o caminho que tomam a maioria dos fornecedores de pré impressão, internos ou externos. Seja para marcas de grande expressão mundial ou regional, esse trabalho é sim realizado numa certa extensão por todas as empresas/setores de pré impressão que conheço.

E é nesse ponto que reside um dos maiores desafios da pré impressão atual que é buscar a harmonia entre a cadeia produtiva, harmonia essa que depende de algumas ações para diminuir os atritos e fazer com isso que o pessoal da pré impressão durma com a consciencia tranquila de que um trabalho vai funcionar “de primeira”, diminuindo prejuizos e fazendo com que o cliente final tenha predictabilidade dos seus projetos de embalagem.

Isso me faz lembrar um video desses de whatsapp que recebi de um cliente há alguns dias, nele varios executivos tentavam montar uma bicicleta em grupos separados. O que acontecia é que cada grupo não possuia todas as ferramentas necessárias para entregar uma bicicleta “decente” e ao invés dos grupos conversarem entre si simplesmente tentaram improvisar. Claro que o resultado foi decepcionante.

É exatamente isso que acontece com a cadeia de fornecedores de embalagem, ao se esquecer que o objetivo de todos na cadeia produtiva tem a responsabilidade por executar um trabalho, a colaboração entre designer, impressão e pré impressão é limitada e com uma tendencia a apontar culpados por eventuais erros. O resultado é uma “bicicleta capenga” que pode ser traduzida como atrasos, não conformidades e reimpressões ou seja, prejuizo a todos os envolvidos.

Nos ultimos anos muita coisa avançou no processo de pré impressão, melhoria na qualidade de gravação, automação de alguns processos produtivos (mais presente em rotulos e etiquetas) mas acredito que em um setor especifico existe espaço para melhoria e eu me refiro a comunicação. É comum estar em uma reunião com clientes, sejam gerentes de pré impressão, ou produção ou ainda operadores e o telefone tocar perguntando sobre o estado de cada trabalho. Nesse momento eu penso: “really???”. Estamos numa época de conexão e comunicação e ainda é necessário interromper uma pessoa a situação de um certo trabalho? Ou será que estamos numa época onde as pessoas olham constantemente a tela de algum dispositivo que tem acesso a uma rede que interliga a todos?

Hoje em dia com todas as pessoas conectadas, o tempo todo, via inumeras ferramentas, é de admirar que em muitos lugares toda a comunicação para aprovação de arquivos seja gerenciada via emails (que apesar de práticos nem de longe substituem uma base de dados por exemplo) ou ainda contatos telefonicos que algumas vezes caem no esquecimento.

Se existe um futuro lógico e um próximo passo para a pré impressão dentro da cadeia produtiva é o de desenvolver ferramentas para estar mais inserida no contexto produtivo, seja de comunicação com clientes ou com outros setores, em outras palavras, falta integrar-se.

Somente com essa integração, é possível automatizar tarefas dentro da pré impressão e elevar ainda mais o patamar de qualidade e agilidade que hoje estão presentes. Essa automação além de garantir melhor velocidade elimina intervenções humanas no processo deixando o mesmo menos suscetível a erros inerentes ao ser humano, aquele famoso “achei que era melhor assim”. Além disso existem inumeras ferramentas que a pré impressão pode disponibilizar para melhor controle de custos de um projeto, sejam ferramentas simples sobre cobertura de tinta de um certo arquivo, a ferramentas mais complexas e hoje, via de regra, intangíveis como qual o custo da pré impressão nesse projeto.

A conclusão é bastante lógica, para o processo de impressão ter mais sucesso é fundamental que a pré impressão tenha as informações das variaveis de impressão, após esse momento, somente trabalhos impressos sob a mesma condição (tinta, densidade, substrato, etc.) podem ser executados com predictabilidade e dessa forma garantir que vão estar certos naquele momento. É portanto fundamental a colaboração entre as pessoas envolvidas em cada etapa do processo para que o sucesso seja constante.

Achar que o que a pré impressão faz é mágica e que as condições de impressão (anilox, dupla face, tinta, substrato, etc.) não influenciam tanto é receita para o fracasso, já que como foi mencionado antes, a pré impressão é pura matemática e não dá pra discutir quando alguém fala que dois mais dois são quatro.

Autor: Heysler Hey Pico

Filtro por categoria

  • Arquivo
  • Artigos
  • Eventos
  • Entrevistas
  • Fusões e aquisições
  • História
  • Infopack
  • Lançamentos
  • Opinião
  • Outros
  • PackLessons
  • ProjetoPack em revista
  • Treinamentos
  • Vagas
  • Arquivo
  • Artigos
  • Eventos
  • Entrevistas
  • Fusões e aquisições
  • História
  • Infopack
  • Lançamentos
  • Opinião
  • Outros
  • PackLessons
  • ProjetoPack em revista
  • Treinamentos
  • Vagas

Compartilhe esse conteúdo

Relacionados

Gráficas em todo o Brasil começam a fechar por falta de capital de giro

Braskem abre linha de crédito adicional de R$ 1 bi para clientes da cadeia do plástico

Klabin adquire negócio de embalagens da IP por R$ 330 mi

ABIEF publica vídeo sobre o papel do plástico na preservação à vida

NEWSLETTER

Quer receber novidades e conteúdos exclusivos?

Inscreva-se na newsletter do ProjetoPack para receber as principais notícias da área gráfica e conteúdos exclusivos diretamente no seu e-mail.

Facebook-square X-twitter Linkedin Youtube
Instagram Whatsapp Telegram
  • Quem Somos
  • Indústrias
  • Serviços
  • Blog
  • Contato
  • Política de Privacidade
  • Quem Somos
  • Indústrias
  • Serviços
  • Blog
  • Contato
  • Política de Privacidade
  • Quem Somos
  • Indústrias
  • Serviços
  • Blog
  • Contato
  • Política de Privacidade
  • Quem Somos
  • Indústrias
  • Serviços
  • Blog
  • Contato
  • Política de Privacidade

A ProjetoPack é referência em consultoria e treinamentos para indústrias gráficas, de impressão geral, moveleiras, fitas de borda, impressão industrial e indústrias de embalagens, etiquetas e rótulos.

Também trabalha com certificações nacionais e internacionais e produz a Revista ProjetoPack, uma publicação especializada no mercado de conversão e impressão.

O melhor conteúdo sobre tecnologia, design e gestão de embalagens flexíveis, rótulos e impressão.
Assine agora!

© AN1
Usamos cookies em nosso site para fornecer a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar”, você concorda com o uso dos cookies. Você também pode visitar "Configurações de cookies" para fornecer um consentimento controlado.
Configurações de cookiesAceitar
Revisar consentimento

Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência enquanto navega pelo site. Destes, os cookies que são categorizados como necessários são armazenados no seu navegador, pois são essenciais para o funcionamento das funcionalidades básicas do site. Também usamos cookies de terceiros que nos ajudam a analisar e entender como você usa este site. Esses cookies serão armazenados em seu navegador apenas com o seu consentimento. Você também tem a opção de cancelar esses cookies. Porém, a desativação de alguns desses cookies pode afetar sua experiência de navegação.
Necessário
Sempre ativado
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. These cookies ensure basic functionalities and security features of the website, anonymously.
CookieDuraçãoDescrição
cookielawinfo-checkbox-advertisement1 yearThe cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Advertisement".
cookielawinfo-checkbox-analytics11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics".
cookielawinfo-checkbox-functional11 monthsThe cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checkbox-necessary11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary".
cookielawinfo-checkbox-others11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other.
cookielawinfo-checkbox-performance11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance".
pmpro_visitsessionThe cookie is set by PaidMembership Pro plugin. The cookie is used to manage user memberships.
viewed_cookie_policy11 monthsThe cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data.
Funcional
Functional cookies help to perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collect feedbacks, and other third-party features.
CookieDuraçãoDescrição
na_id1 year 24 daysThis cookie is set by Addthis.com to enable sharing of links on social media platforms like Facebook and Twitter
ouid1 year 24 daysThe cookie is set by Addthis which enables the content of the website to be shared across different networking and social sharing websites.
Performance
Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.
Analytics
Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.
CookieDuraçãoDescrição
__gads1 year 24 daysThis cookie is set by Google and stored under the name dounleclick.com. This cookie is used to track how many times users see a particular advert which helps in measuring the success of the campaign and calculate the revenue generated by the campaign. These cookies can only be read from the domain that it is set on so it will not track any data while browsing through another sites.
__ss1 dayThis cookie is set by SharpSpring, a marketing automation platform. This is used for tracking visitors and form submissions.
__ss_referrer1 hourThis cookie is set by SharpSpring, a marketing automation platform. This is used for tracking visitors and form submissions.
__ss_tk25 yearsThis cookie is set by SharpSpring, a marketing automation platform. This is used for tracking visitors and form submissions.
_ga2 yearsThis cookie is installed by Google Analytics. The cookie is used to calculate visitor, session, campaign data and keep track of site usage for the site's analytics report. The cookies store information anonymously and assign a randomly generated number to identify unique visitors.
_gat_UA-105063179-11 minuteThis is a pattern type cookie set by Google Analytics, where the pattern element on the name contains the unique identity number of the account or website it relates to. It appears to be a variation of the _gat cookie which is used to limit the amount of data recorded by Google on high traffic volume websites.
_gid1 dayThis cookie is installed by Google Analytics. The cookie is used to store information of how visitors use a website and helps in creating an analytics report of how the website is doing. The data collected including the number visitors, the source where they have come from, and the pages visted in an anonymous form.
_hjAbsoluteSessionInProgress30 minutesNo description
_hjFirstSeen30 minutesThis is set by Hotjar to identify a new user’s first session. It stores a true/false value, indicating whether this was the first time Hotjar saw this user. It is used by Recording filters to identify new user sessions.
_hjid1 yearThis cookie is set by Hotjar. This cookie is set when the customer first lands on a page with the Hotjar script. It is used to persist the random user ID, unique to that site on the browser. This ensures that behavior in subsequent visits to the same site will be attributed to the same user ID.
_hjIncludedInPageviewSample2 minutesNo description
_hjTLDTestsessionNo description
koitk10 yearsThis cookie is set by SharpSpring, a marketing automation platform. This is used for tracking visitors and form submissions.
Propaganda
Advertisement cookies are used to provide visitors with relevant ads and marketing campaigns. These cookies track visitors across websites and collect information to provide customized ads.
CookieDuraçãoDescrição
_fbp3 monthsThis cookie is set by Facebook to deliver advertisement when they are on Facebook or a digital platform powered by Facebook advertising after visiting this website.
B1 yearThis Cookie is used by Yahoo to provide ads, contents or analytics.
fr3 monthsThe cookie is set by Facebook to show relevant advertisments to the users and measure and improve the advertisements. The cookie also tracks the behavior of the user across the web on sites that have Facebook pixel or Facebook social plugin.
IDE1 year 24 daysUsed by Google DoubleClick and stores information about how the user uses the website and any other advertisement before visiting the website. This is used to present users with ads that are relevant to them according to the user profile.
pa_crosswise_ts2 yearsThis cookie is set by Perfect Audience and is used for advertising purposes based on user behavioral data.
pa_google_ts2 yearsThis cookie is set by Perfect Audience and is used for advertising purposes based on user behavioral data.
pa_openx_ts2 yearsThis cookie is set by Perfect Audience and is used for advertising purposes based on user behavioral data.
pa_rubicon_ts2 yearsThis cookie is set by Perfect Audience and is used for advertising purposes based on user behavioral data.
pa_twitter_ts2 yearsThis cookie is set by Perfect Audience and is used for advertising purposes based on user behavioral data.
pa_uid2 yearsThis cookie is set by prfct.co. This cookie is used across the websites that use same ad network to display ads to the other advertisers in the network.
pa_yahoo_ts2 yearsThis cookie is set by Perfect Audience and is used for advertising purposes based on user behavioral data.
personalization_id2 yearsThis cookie is set by twitter.com. It is used integrate the sharing features of this social media. It also stores information about how the user uses the website for tracking and targeting.
test_cookie15 minutesThis cookie is set by doubleclick.net. The purpose of the cookie is to determine if the user's browser supports cookies.
uid1 year 24 daysThis cookie is used to measure the number and behavior of the visitors to the website anonymously. The data includes the number of visits, average duration of the visit on the website, pages visited, etc. for the purpose of better understanding user preferences for targeted advertisments.
uuid23 monthsThis cookies is set by AppNexus. The cookies stores information that helps in distinguishing between devices and browsers. This information us used to select advertisements served by the platform and assess the performance of the advertisement and attribute payment for those advertisements.
Outros
Other uncategorized cookies are those that are being analyzed and have not been classified into a category as yet.
CookieDuraçãoDescrição
A31 yearNo description
anj3 monthsNo description
i1 yearThe purpose of the cookie is not known yet.
SALVAR E ACEITAR
Desenvolvido por CookieYes Logo