De um lado, um produtor de alimentos intrinsecamente comprometido com a saúde e o bem-estar do consumidor. Do outro um especialista em embalagens flexíveis e seu fornecedor de tintas para impressão, duas empresas que também levam muito a sério o compromisso com a sustentabilidade.
Da união dessas três pontas acaba de nascer a primeira embalagem brasileira 100% biodegradável para vegetais higienizados. Impressa em filme biocompostável (biodegradável + compostável), a novidade já está nas gôndolas dos supermercados.
A ideia partiu do desejo do Grupo Campanha de inovar nas embalagens, enfatizando o alinhamento com as melhores práticas ambientais.
“No nosso caso, esse comprometimento começa no campo, no plantio, e vai até o descarte de nossas embalagens, que agora contam com um diferencial importante.”
O destaque da nova embalagem é a compostagem: o produto se degrada, transformando-se em húmus de alto valor nutricional.
Para isso, foi preciso unir matérias-primas alinhadas ao conceito da economia circular (cradle-to-cradle). A embalagem utiliza filme transparente à base de celulose e distribuído no Brasil pelo Grupo FR Embalagens, sendo impressa com tinta da Hubergroup com certificação Cradle to Cradle.
Para a utilização do novo filme, combinado à tinta Gecko Frontal Eco, foi preciso uma série de testes, envolvendo inclusive o laboratório da Huber na Itália, visando a definição exata da quantidade de tinta a ser aplicada sobre o material, garantindo a rápida compostagem.
“Em função disso, propusemos ajustes de design para que tivéssemos o mínimo de tinta possível sobre o filme”, conta Carolina Delavald, responsável pelo projeto no departamento comercial da Hubergroup Brasil.
Cumprindo as exigências do cliente, a composição da tinta foi avaliada e certificada por organismo internacional como produto compostável domesticamente.
Para o gerente de produção do Grupo Campanha, o sucesso do projeto está atrelado à parceria com o Grupo FR Embalagens e a Huber. “Foi fundamental termos ao nosso lado pessoas que compreendem nossas necessidades e conhecem profundamente aquilo que oferecem. Isso trouxe não só segurança para navegarmos em novos mares, quanto agilidade e assertividade ao processo”, diz Jackson Monteiro.
Satisfeito com o resultado final, o gerente afirma que a embalagem cumpre todos os requisitos exigidos, que ultrapassam a biocompostagem. O filme tem ótima maquinabilidade e selagem, preservando as características de shelf life da embalagem tradicional. E o resultado nas prateleiras não poderia ser melhor. “Ao pegar a embalagem, mais leve e visualmente limpa, o consumidor percebe que há algo diferente e faz uma conexão direta e positiva com o produto que está dentro.” O desafio agora é expandir o projeto, combinando tecnologias e insumos ajustados a atual demanda por produtos sustentáveis.
Leia mais em nosso site:
Tudo junto e misturado: o nosso mercado já não é mais o mesmo!