A Sunnyvale anunciou oficialmente nesta semana o executivo João Fortes como seu novo diretor comercial.
No novo cargo, Fortes coordenará todas as ações comerciais da ampla linha de produtos representados hoje pela Sunnyvale no Brasil, unindo o conhecimento técnico e comercial acumulado ao longo dos 26 anos de atuação na empresa, durante os quais foi gestor a área técnica, treinamento, vendas codificação, pharma e impressão digital e contas corporativas.
“Acredito que o grande foco será reforçar a imagem da Sunnyvale como provedora de soluções, e não somente de produtos”, salienta Fortes. “O fato de representarmos um grande portfólio de equipamentos, colocamo-nos em uma posição privilegiada e diferenciada no que se refere à possibilidade de ofertar não somente um equipamento ao cliente, mas uma solução completa e adequada a cada necessidade, aliada a uma postura parceira e um atendimento pós-venda com técnicos e engenheiros treinados no Brasil e exterior.”
Segundo Fortes, os clientes procuram cada vez mais diminuir o número de fornecedores, alguém que entregue a solução pronta, optando, por conseguinte, trabalhar com parceiros com estrutura sólida e que realmente conhece a sua necessidade.
“É com essa visão que queremos alinhar nossas ações comerciais, isto é, ser um provedor completo de soluções para os clientes de modo que eles enxerguem cada vez mais valor naquilo que nos propomos a fazer”, diz.
Com tradição de mais de 40 anos no mercado brasileiro comercializando tecnologias para linhas de produção industriais, a Sunnyvale acumula um know how amplo no que se refere à visão de mercado e projeção de novas perspectivas. “Temos que aproveitar toda essa experiência, todo esse conhecimento de mercado. Ao longo de mais de 40 anos, a Sunnyvale vem sendo muito assertiva na escolha e seus parceiros e tecnologias, de modo que, hoje, a empresa se posiciona como uma das poucas, senão a única, a poder oferecer um portfólio completo e competitivo de soluções para diferentes segmentos da indústria”, pontua Fortes.
Crescimento
Outro desafio em curto prazo é posicionar-se de modo estratégico e competitivo em um mercado cuja perspectiva de aquecimento volta a surgir. Para Fortes, a projeção é de crescimento para este ano.
“O mercado está otimista e motivado com as mudanças nos rumos da economia e o investimento na indústria será alto. Desse modo, estaremos preparos para atender os clientes com soluções de tecnologias de ponta que países de primeiro mundo estão utilizando”, diz.
Porém, o novo diretor destaca a necessidade de prosseguir olhando para o futuro, trabalhando sempre um passo adiante.
“É muito importante estar preparado para atender o mercado em curto prazo, mas, também, não podemos deixar de pensar em longo prazo. Por isso, para este ano ainda, anunciaremos novas parcerias em engrandecer ainda mais nosso portfólio de produtos. Hoje, a Sunnyvale já é percebida como uma fornecedora de soluções, e essa visão deve se aprofundar ainda mais nos próximos anos.”
Reestruturação
Além do investimento e foco em tecnologias, Fortes destaca que a empresa já está investindo em novos profissionais para o Departamento Comercial. “Para prosseguir com nossa estratégia, pessoas são fundamentais. Por isso, estamos reestruturando o Departamento com objetivo de agregar profissionais que conheçam a fundo o cada segmento de mercado e, dessa maneira, possam reforçar essa visão em 360º no que tange a oferecer soluções”, salienta.
Parcerias
O foco para este ano em parcerias será anunciar novos parceiros internacionais para atender às demandas do mercado interno.
“O Sr. Luiz Nishikawa, nosso diretor presidente e fundador, e a Claudia Nishikawa, nossa diretora geral, compartilham dessa visão e certamente também estarão empenhados em expandir estrategicamente a parceria da Sunnyvale que ofereçam tecnologias de realmente agreguem valor e se adaptem às necessidades do mercado brasileiro”, projeta Fortes.
“Acreditamos que o João Fortes, pelos anos de trabalho na Sunnyvale e pela experiência acumulada em diferentes setores da empresa, agregará grande valor à frente do Departamento Comercial. Ele une a visão técnica e de mercado, o que é fundamental para entender as necessidades dos clientes e oferecer as melhores soluções, além de um grande comprometimento. Ao mesmo tempo, essa visão é fundamental para a concretização de nossa estratégia, que é a de reforçarmos nossa posição como fornecedora de soluções, de modo que o cliente, ao pensar em uma tecnologia, imediatamente lembre da Sunnyvale como parceira ideal”, diz Claudia Nishikawa, diretora geral da Sunnyvale.
“Recordo-me quando o João Fortes ingressou na Sunnyvale como estagiário em 1993. De lá para cá, ele nunca deixou de estudar, pesquisar e se aprimorar para compreender e atuar de maneira mais eficaz junto de nossos clientes em todos os departamentos por que passou. Portanto, acredito firmemente que o comprometimento e a visão integrada de todas as áreas de negócio da Sunnyvale que o João possui serão de grande importância para conduzir nosso Departamento Comercial na direção que vislumbramos, ou seja, antever as necessidades de nossos clientes e trabalhar ainda mais intensamente para que sejamos reconhecidos como provedores de soluções completas”, analisa o Sr. Luiz Nishikawa, diretor presidente e fundador da empresa.