Em linhas gerais, as aplicações de web-to-print são soluções que envolvem a utilização da internet no estabelecimento de um relação entre o fornecedor gráfico e seu cliente ou mesmo o cliente do cliente. As plataformas de web-to-print servem a várias aplicações. Costumo dizer que são como um guarda chuva que podem atender diferentes objetivos: aumento de vendas, fidelização de clientes, simplificação e efetividade operacional com os clientes e até a transmissão segura de dados variáveis. Estabelecer os objetivos para o uso de uma plataforma são os primeiros passos para a definição do que se vai vender, a quem se vai vender e como se vai vender. E buscar aquelas que possam entregar ao fabricante arquivos gráficos prontos para serem impressos, sem necessidade de retrabalhos na pré-impressão, e que, ao mesmo tempo, sejam fáceis de usar pelos clientes.
No Brasil estamos ainda engatinhando na utilização dessa ferramenta. Enquanto no exterior as soluções de web-to-print já existem há mais de 12 anos, só recentemente estamos vendo uma maior implementação no Brasil. Para se ter uma ideia, estima-se que hoje, nos Estados Unidos, mais de 30% da venda de produtos gráficos se dão através de alguma plataforma de web-to-print. No Brasil, nem 5%.
Em termos de embalagem a plataforma é utilizada principalmente para nichos de mercado com tiragens mais baixas. Algumas empresas como a a Zoxxbox http://www.zoxxbox.com permitem a customização de embalagens de cartão a partir de modelos pré definidos em sites abertos (B2C) , enquanto outras empresas como AM Packaging http://ampackaging.com/www/web-to-print/ ou mesmo a Bellmark http://web.belmark.com trabalham com sites fechados a clientes (B2B) para o desenvolvimento de projetos, acompanhamento de pedidos e integração com suas áreas de produção. A área de rótulos e etiquetas é um dos segmentos que melhor podem se beneficiar de um bom projeto de web-to-print com a possibilidade de fornecimento de materiais customizados e que podem ser ordenados diretamente pelo cliente. Uma empresa que está em instalação com a plataforma Isidora, um dos principais fornecedores desse tipo de ferramenta no país, é a Promtec de Campinas http://www.promtec.com.br que irá oferecer a personalização de diferentes etiquetas de uso comum no comércio e indústria.
Há um vasto campo ainda a ser explorado, As novas embalagens de standup pouch, por exemplo, permitem um bom campo de impressão e podem ser customizadas para usos em nichos de produtos premium. E há muitas outras aplicações esperando para serem desenvolvidas e criarem mercado. O que precisa é o gráfico criar o necessários mindset para a oferta e venda online de forma automatizada.
Hamilton Terni Costa é mestre em administração, consultor, professor, articulista, autor e empresário, com ampla carreira no setor gráfico e associativo no Brasil e no exterior. Foi diretor geral da Gráfica Melhoramentos e do Grupo Quebecor no México, Argentina e Brasil. Foi presidente da ABTG – Associação Brasileira da Industria Gráfica e diretor de diferentes associações setoriais como Abigraf, Sindigraf, Conlatingraf, ABNT e Fiesp. É diretor da AN Consulting, consultoria com foco na cadeia produtiva do setor gráfico com atuação em toda América Latina com mais de 250 projetos já realizados. É diretor da NPES dos Estados Unidos para a América Latina. Foi um dos criadores da pós graduação Gestão Inovadora da Empresa Gráfica na Faculdade Senai Theobaldo De Nigris onde ministra os módulos de Gestão Estratégica e Marketing Industrial.