Pular para o conteúdo
  • REVISTA
  • CONTATO
  • CONTEÚDO PARA
    ASSINANTES
  • pt_BR
  • en_US
  • pt_BR
  • en_US
  • Quem Somos
  • Indústrias
  • Serviços
    Icone - Digital-IA-Automacao
    Digital, IA e Automação
    Análise do Sucesso de Venda da Embalagem com IA
    Chatbot para Troubleshooting em Impressoras
    PackNextGen
    Revisão de Textos e Compliance por IA
    Serviço de Análise e Concessão de Crédito por IA
    Serviço de Impulsionamento de Vendas por IA
    Estratégia Corporativa
    Workshop de Embalagens e Rótulos para Tubos e Bisnagas
    Workshop Flexografia para Impressão Digital
    Workshop Offset para Rótulos e Etiquetas
    Workshop Rotogravura para Flexografia
    Excelência na Cadeia de Suprimentos
    RMA: Controle de Insumos para Impressão de Alta Performance
    Treinamento Embalagens
e Rótulos para Aprovadores
    Treinamento Embalagens
e Rótulos para Compradores
    Finanças, Jurídico e Tributos
    Assessoria para
    Planejamento Patrimonial
    Assessoria para

    Planejamento Sucessório
    Consórcio para Aquisição de Máquinas de Impressão e Conversão
    Diagnóstico fiscal
    Recuperação de Créditos Fiscais
    Soluções Financeiras
    Fusões e Aquisições
    Avaliação Econômica (Valuation)
    Consultoria VBM
    Due Dilligence
    Estruturação de Joint-Venture
    Intermediação na Venda ou Compra
    Inovação e futuro
    Financiamento para Inovação
    Reporting Feiras e Eventos
    Inteligência de Dados e Big Data
    Reporting Inteligência de Mercado
    Operações
    Consultoria MEPI
    Consultoria MIRROR
    Consultoria OKR
    Consultoria SMED
    Consultoria TCR
    Consultoria TOC
    Consultoria TPM
    Consultoria TWIN
    Diagnóstico COMPASS
    Diagnóstico CONVERTING
    Diagnóstico PAINTING
    Diagnóstico STANDARDS
    PackNextGen
    Palestra: O Lucro Está na Fábrica
    Treinamento: Excelência em Flexografia
    Treinamento: Excelência em Laminação
    Treinamento: Excelência em Pintura
    Treinamento: Excelência em Rotogravura
    Workshop: Color Masters
    Workshop: Excelência em Impressão Inkjet
    Workshop: Excelência em Offset Digital
    Pessoas e Organização
    Consultoria OWNERSHIP
    Diagnóstico DISC
    Headhunting e Realocação Global
    Serviço de Vaga Impulsionada
    Sustentabilidade
    Projeto de Energia Limpa
    Transformação
    Workshop: Programa Transformação Flexo
    Vendas e Marketing
    Análise do Sucesso de Venda
    Consultoria GROWTH
    Consultoria MES
    Consultoria RADAR
    Design como Serviço
    Episódio Patrocinado PackCast
    Growth Marketing
    como Assinatura
    Mentoria para Exportação de
Embalagens Flexíveis
    Palestra: Embalagem como
    Mídia Estratégica
    Patrocínio dos Eventos
    Roadmap Anuais
    Serviço de Impulsionamento
    de Vendas por IA
    Serviço de Matchmaking para Exportadores de Embalagens
    Veiculação Publicitária na
    News Infopack
    Veiculação Publicitária na
    ProjetoPack em Revista
    Workshop: Embalagens Flexíveis para Vendedores
    Workshop: Rótulos e Etiquetas para Vendedores
  • Eventos
  • Carreiras
  • Think Tank
  • Rede de Consultores
  • Blog
    Icone - Digital-IA-Automacao
    Insights / Blog
    • Arquivo
    • Artigos
    • Eventos
    • Entrevistas
    • Fusões e aquisições
    • História
    • Infopack
    • Lançamentos
    • Opinião
    • Outros
    • PackLessons
    • ProjetoPack em revista
    • Treinamentos
    • Vagas
    • Arquivo
    • Artigos
    • Eventos
    • Entrevistas
    • Fusões e aquisições
    • História
    • Infopack
    • Lançamentos
    • Opinião
    • Outros
    • PackLessons
    • ProjetoPack em revista
    • Treinamentos
    • Vagas
teruel papéis amália
  • 30/09/2022
  • | 21:53
  • Andrea

FILTRAR CATEGORIAS:

  • Arquivo
  • Artigos
  • Eventos
  • Entrevistas
  • Fusões e aquisições
  • História
  • Infopack
  • Lançamentos
  • Opinião
  • Outros
  • PackLessons
  • ProjetoPack em revista
  • Treinamentos
  • Vagas
  • Arquivo
  • Artigos
  • Eventos
  • Entrevistas
  • Fusões e aquisições
  • História
  • Infopack
  • Lançamentos
  • Opinião
  • Outros
  • PackLessons
  • ProjetoPack em revista
  • Treinamentos
  • Vagas

Teruel-Papéis Amalia combina inovação e sustentabilidade para vencer a premiação Silver no Global Flexo Innovation Awards

“Os padrões de consumo do consumidor estão mudando e os proprietários de marcas precisam se adaptar. É aí que começa nosso trabalho, onde criamos soluções inovadoras.”

Com essa frase, Nelson Teruel está refletindo sobre o Silver Award conquistado por sua empresa, Teruel-Papéis Amalia Ltda., no Global Flexo Innovation Awards (GFIA), patrocinado pela Miraclon, pela mudança do convertedor brasileiro de embalagens de outros processos de impressão para um compromisso com a impressão sustentável por meio das soluções Miraclon.

Entre outras conquistas, o prêmio reconheceu o uso da empresa das chapas FLEXCEL NX para implementar conversões de rotogravura para flexo para produção de embalagens de cuidados pessoais para a marca líder Colgate-Palmolive. Outras inscrições apresentadas mostraram o trabalho inovador da empresa com a International Paper e a Amparo Chemistry. Eles impressionaram os jurados em vários aspectos: a empresa não apenas provou para uma marca global em um mercado competitivo que a flexografia pode igualar a qualidade da rotogravura, mas também desenvolveu novos substratos 100% recicláveis ​​para substituir embalagens plásticas difíceis de reciclar e concebeu novos fluxos de trabalho de produção eficientes em termos de tempo e custo.

Definindo características

Inovação e sustentabilidade têm sido características definidoras da Teruel-Papéis Amalia desde que o pai de Nelson, Amadeu, iniciou o negócio em 1969. E, agora, essas são algumas das razões pelas quais a empresa passou a fazer parte do grupo italiano Gualapack, que adquiriu a Teruel-Papéis Amalia logo após o sucesso da GFIA.

Nas fábricas de Jaguariúna e Ourofino, a Teruel-Papéis Amalia imprime em até oito cores em aplicações com mídias como plástico, papel e papelão com destino aos EUA, América Latina e Europa. “Por estarem sujeitos a padrões e certificações internacionais, são mercados exigentes e que valorizam a inovação”, diz Nelson, acrescentando que “na nossa forma de ver, o que é ‘novo’ está apenas alguns milímetros além do que é ‘conhecido’. Então, inovação significa simplesmente fazer algo diferente. Consideramos nosso papel criar e desenvolver inovações com base nas necessidades de nossos clientes e nos desafios que eles enfrentam.”

Trinta patentes que são provas de inovação

Cerca de 30 patentes fornecem evidências concretas dessas inovações – a maioria delas, focada na melhoria da sustentabilidade de produtos e processos. ‘Green Pack’ e ‘Green Touch’ são os principais exemplos. O ‘Green Pack’, uma estrutura à base de papel para bolsas e sachês, substitui os plásticos por resinas vegetais para criar embalagens à prova d’água, 100% compostáveis ​​e recicláveis.

Já o ‘Green Touch’ adota uma nova abordagem para aplicar resinas de vedação em embalagens flexíveis, aplicando-as apenas onde são realmente necessárias e reduzindo custos e consumo. Um processo atualmente sob desenvolvimento – Nelson chama de “unprinting” – visa remover a tinta do material usado no acerto para que possa ser reutilizado repetidamente, economizando toneladas de filme e reduzindo custos e oferecendo benefícios de sustentabilidade.

Um década de crescimento

Na visão de Nelson, o sucesso da empresa no Global Flexo Innovation Awards diz muito sobre o quão longe tanto a Teruel-Papéis Amalia quanto o setor de embalagens flexíveis impressas em flexo em geral chegaram na última década. “O fato de uma marca líder global como a Colgate-Palmolive confiar em nós para converter SKUs de rotogravura para flexo é a prova de que o mercado reconhece que flexo está no patamar da rotogravura em termos de qualidade e estabilidade, e a supera em custo-benefício.”

Ele credita tanto a transformação da flexografia quanto no sucesso da empresa com as chapas FLEXCEL NX, com as quais Teruel-Papéis Amalia trabalha desde 2010 após ser alertado sobre a tecnologia pela parceira de pré-impressão Clicheria Blumenau.

“A tecnologia no setor de pré-impressão se move tão rápido que preferimos terceirizar para um parceiro confiável”,

diz Nelson.

Hoje, cerca de 85% da produção da empresa é feita em chapas FLEXCEL NX. Falando do impacto que a tecnologia FLEXCEL NX teve na impressão de embalagens flexográficas, Nelson a descreve como “uma tecnologia disruptiva” e traça um paralelo com a forma como a tecnologia “computador para chapa” impactou a produção litográfica.

“Nenhum outro produto oferece os recursos equivalentes de padrões avançados de múltiplas superfícies de chapas – com micropontos de topo plano que otimizam a transferência e a disposição da tinta, oferecendo excelente qualidade e estabilidade, independentemente de você imprimir em substratos tradicionais ou outros mais renováveis. Há outros benefícios de sustentabilidade também – por exemplo, o consumo de tinta é reduzido e as chapas são até 50% mais duráveis ​​do que algumas alternativas”, diz.

“A tecnologia FLEXCEL NX revolucionou a flexografia, que era algo que realmente precisava acontecer. Naquela época, sentimos que havia uma complacência dentro da flexografia – ela estava acomodada em sua própria zona de conforto, sem ninguém abordando suas limitações. A tecnologia FLEXCEL NX mudou tudo isso. A rotogravura, por outro lado, não se adaptou na mesma velocidade.”

Dilema dos proprietários de marcas

As inscrições vencedoras do GFIA — três ao todo — demonstram amplamente o que agora é possível com a flexografia usando as chapas KODAK FLEXCEL NX. Em comum, com outras marcas, a Colgate-Palmolive enfrentou um dilema: como adaptar um modelo de produção baseado em rotogravura aos volumes menores e tiragens menores causadas pelo desejo dos consumidores por maior variedade de produtos. “É um problema particular no setor de higiene e cuidados pessoais”, diz Nelson, “e está tornando a rotogravura cada vez mais inviável, tanto em termos de custo – um conjunto de cilindros pode custar até US$ 3.000 – quanto porque os ciclos de produção mais longos da rotogravura dificultam a responder rapidamente às mudanças nas expectativas dos consumidores.”

Trabalhando juntos, Teruel-Papéis Amalia e Clicheria Blumenau convenceram com sucesso a Colgate-Palmolive de que a flexografia poderia superar esses problemas. O primeiro desafio foi demonstrar a qualidade e consistência que podem ser alcançadas, explica a executiva de marketing Livia Virgilio: “Seus padrões de aprovação são muito exigentes, então tivemos que realizar o exercício várias vezes.

Um processo típico de aprovação envolveria três etapas: primeiro, enviar um PDF para aprovação à equipe de marketing dos clientes na Cidade do México; segundo, envio de prova digital para aprovação; e, finalmente, envio de amostras de produção. A cada passo, a qualidade e o aspecto visual tinham que ser idênticos. As chapas FLEXCEL NX desempenharam um grande papel na manutenção da mesma (ou até melhor) qualidade e consistência, o que foi crucial, pois também estávamos mudando para substratos renováveis ​​que normalmente seriam mais desafiadores para imprimir.”

As conquistas da empresa foram além da qualidade e consistência, com cada uma das entradas inovadoras à sua maneira, principalmente por aprimorar as credenciais de sustentabilidade dos produtos. Para as embalagens de sabonete Palmolive, a Teruel-Papéis Amalia desenvolveu um novo substrato para substituir o papel laminado por plástico, que era problemático quando reciclado. Em contrapartida, o novo material era composto por duas camadas de PET coladas com adesivos especiais fabricados a partir de resinas naturais e era totalmente reciclável.

A embalagem do papel Chamex da International Paper também representou um desafio de reciclagem, bem como complexidade adicional na fabricação. Feito de papel e BOPP, a produção envolveu impressão, laminação e rebobinagem. Pesava em torno de 80gr/m2, usava cola para vedação e, devido ao componente de papel, frequentemente enrolava durante a produção.

A Teruel-Papéis Amalia substituiu-a pelo material patenteado Microdots da empresa, uma embalagem de filme BOPP de camada única e 100% reciclável, eliminando assim a laminação e ganhando cerca de dois dias no tempo de produção. A espessura foi reduzida para apenas 45g/m2, economizando 43,7% em transporte e desperdício.

Para os sabonetes Flor da Amparo Chemicals, a Teruel-Papéis Amalia substituiu o material anterior da combinação plástico/papel por um papel flexível impermeável, reciclável, despolpável e biodegradável, utilizando resinas naturais para oferecer resistência à umidade, água, graxa, fungos e bactérias. O processo aplica polímero apenas especificamente nas áreas de fechamento, portanto, equivale a menos de 5% do invólucro.

Leia mais em nosso blog:

Finepack fala sobre a tecnologia Kodak NX

Filtro por categoria

  • Arquivo
  • Artigos
  • Eventos
  • Entrevistas
  • Fusões e aquisições
  • História
  • Infopack
  • Lançamentos
  • Opinião
  • Outros
  • PackLessons
  • ProjetoPack em revista
  • Treinamentos
  • Vagas
  • Arquivo
  • Artigos
  • Eventos
  • Entrevistas
  • Fusões e aquisições
  • História
  • Infopack
  • Lançamentos
  • Opinião
  • Outros
  • PackLessons
  • ProjetoPack em revista
  • Treinamentos
  • Vagas

Compartilhe esse conteúdo

Relacionados

packcast leonidas alperowitch

O que aprendemos na entrevista do programa PackCast com o Leonidas Alperowitch?

sato e aceleradora n1

Indústria de tecnologia japonesa investe em expansão da marca no Brasil através de parceria com aceleradora de negócios

jacques sikierski

O que aprendemos na entrevista do programa PackCast com o Sr. Jacques Sikierski?

laborprint

Laborprint prepara investimentos na área de grandes formatos após sucesso com tecnologia EFI VUTEk®

NEWSLETTER

Quer receber novidades e conteúdos exclusivos?

Inscreva-se na newsletter do ProjetoPack para receber as principais notícias da área gráfica e conteúdos exclusivos diretamente no seu e-mail.

Facebook-square X-twitter Linkedin Youtube
Instagram Whatsapp Telegram
  • Quem Somos
  • Indústrias
  • Serviços
  • Blog
  • Contato
  • Política de Privacidade
  • Quem Somos
  • Indústrias
  • Serviços
  • Blog
  • Contato
  • Política de Privacidade
  • Quem Somos
  • Indústrias
  • Serviços
  • Blog
  • Contato
  • Política de Privacidade
  • Quem Somos
  • Indústrias
  • Serviços
  • Blog
  • Contato
  • Política de Privacidade

A ProjetoPack é referência em consultoria e treinamentos para indústrias gráficas, de impressão geral, moveleiras, fitas de borda, impressão industrial e indústrias de embalagens, etiquetas e rótulos.

Também trabalha com certificações nacionais e internacionais e produz a Revista ProjetoPack, uma publicação especializada no mercado de conversão e impressão.

O melhor conteúdo sobre tecnologia, design e gestão de embalagens flexíveis, rótulos e impressão.
Assine agora!

© AN1
Usamos cookies em nosso site para fornecer a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar”, você concorda com o uso dos cookies. Você também pode visitar "Configurações de cookies" para fornecer um consentimento controlado.
Configurações de cookiesAceitar
Revisar consentimento

Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência enquanto navega pelo site. Destes, os cookies que são categorizados como necessários são armazenados no seu navegador, pois são essenciais para o funcionamento das funcionalidades básicas do site. Também usamos cookies de terceiros que nos ajudam a analisar e entender como você usa este site. Esses cookies serão armazenados em seu navegador apenas com o seu consentimento. Você também tem a opção de cancelar esses cookies. Porém, a desativação de alguns desses cookies pode afetar sua experiência de navegação.
Necessário
Sempre ativado
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. These cookies ensure basic functionalities and security features of the website, anonymously.
CookieDuraçãoDescrição
cookielawinfo-checkbox-advertisement1 yearThe cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Advertisement".
cookielawinfo-checkbox-analytics11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics".
cookielawinfo-checkbox-functional11 monthsThe cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checkbox-necessary11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary".
cookielawinfo-checkbox-others11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other.
cookielawinfo-checkbox-performance11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance".
pmpro_visitsessionThe cookie is set by PaidMembership Pro plugin. The cookie is used to manage user memberships.
viewed_cookie_policy11 monthsThe cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data.
Funcional
Functional cookies help to perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collect feedbacks, and other third-party features.
CookieDuraçãoDescrição
na_id1 year 24 daysThis cookie is set by Addthis.com to enable sharing of links on social media platforms like Facebook and Twitter
ouid1 year 24 daysThe cookie is set by Addthis which enables the content of the website to be shared across different networking and social sharing websites.
Performance
Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.
Analytics
Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.
CookieDuraçãoDescrição
__gads1 year 24 daysThis cookie is set by Google and stored under the name dounleclick.com. This cookie is used to track how many times users see a particular advert which helps in measuring the success of the campaign and calculate the revenue generated by the campaign. These cookies can only be read from the domain that it is set on so it will not track any data while browsing through another sites.
__ss1 dayThis cookie is set by SharpSpring, a marketing automation platform. This is used for tracking visitors and form submissions.
__ss_referrer1 hourThis cookie is set by SharpSpring, a marketing automation platform. This is used for tracking visitors and form submissions.
__ss_tk25 yearsThis cookie is set by SharpSpring, a marketing automation platform. This is used for tracking visitors and form submissions.
_ga2 yearsThis cookie is installed by Google Analytics. The cookie is used to calculate visitor, session, campaign data and keep track of site usage for the site's analytics report. The cookies store information anonymously and assign a randomly generated number to identify unique visitors.
_gat_UA-105063179-11 minuteThis is a pattern type cookie set by Google Analytics, where the pattern element on the name contains the unique identity number of the account or website it relates to. It appears to be a variation of the _gat cookie which is used to limit the amount of data recorded by Google on high traffic volume websites.
_gid1 dayThis cookie is installed by Google Analytics. The cookie is used to store information of how visitors use a website and helps in creating an analytics report of how the website is doing. The data collected including the number visitors, the source where they have come from, and the pages visted in an anonymous form.
_hjAbsoluteSessionInProgress30 minutesNo description
_hjFirstSeen30 minutesThis is set by Hotjar to identify a new user’s first session. It stores a true/false value, indicating whether this was the first time Hotjar saw this user. It is used by Recording filters to identify new user sessions.
_hjid1 yearThis cookie is set by Hotjar. This cookie is set when the customer first lands on a page with the Hotjar script. It is used to persist the random user ID, unique to that site on the browser. This ensures that behavior in subsequent visits to the same site will be attributed to the same user ID.
_hjIncludedInPageviewSample2 minutesNo description
_hjTLDTestsessionNo description
koitk10 yearsThis cookie is set by SharpSpring, a marketing automation platform. This is used for tracking visitors and form submissions.
Propaganda
Advertisement cookies are used to provide visitors with relevant ads and marketing campaigns. These cookies track visitors across websites and collect information to provide customized ads.
CookieDuraçãoDescrição
_fbp3 monthsThis cookie is set by Facebook to deliver advertisement when they are on Facebook or a digital platform powered by Facebook advertising after visiting this website.
B1 yearThis Cookie is used by Yahoo to provide ads, contents or analytics.
fr3 monthsThe cookie is set by Facebook to show relevant advertisments to the users and measure and improve the advertisements. The cookie also tracks the behavior of the user across the web on sites that have Facebook pixel or Facebook social plugin.
IDE1 year 24 daysUsed by Google DoubleClick and stores information about how the user uses the website and any other advertisement before visiting the website. This is used to present users with ads that are relevant to them according to the user profile.
pa_crosswise_ts2 yearsThis cookie is set by Perfect Audience and is used for advertising purposes based on user behavioral data.
pa_google_ts2 yearsThis cookie is set by Perfect Audience and is used for advertising purposes based on user behavioral data.
pa_openx_ts2 yearsThis cookie is set by Perfect Audience and is used for advertising purposes based on user behavioral data.
pa_rubicon_ts2 yearsThis cookie is set by Perfect Audience and is used for advertising purposes based on user behavioral data.
pa_twitter_ts2 yearsThis cookie is set by Perfect Audience and is used for advertising purposes based on user behavioral data.
pa_uid2 yearsThis cookie is set by prfct.co. This cookie is used across the websites that use same ad network to display ads to the other advertisers in the network.
pa_yahoo_ts2 yearsThis cookie is set by Perfect Audience and is used for advertising purposes based on user behavioral data.
personalization_id2 yearsThis cookie is set by twitter.com. It is used integrate the sharing features of this social media. It also stores information about how the user uses the website for tracking and targeting.
test_cookie15 minutesThis cookie is set by doubleclick.net. The purpose of the cookie is to determine if the user's browser supports cookies.
uid1 year 24 daysThis cookie is used to measure the number and behavior of the visitors to the website anonymously. The data includes the number of visits, average duration of the visit on the website, pages visited, etc. for the purpose of better understanding user preferences for targeted advertisments.
uuid23 monthsThis cookies is set by AppNexus. The cookies stores information that helps in distinguishing between devices and browsers. This information us used to select advertisements served by the platform and assess the performance of the advertisement and attribute payment for those advertisements.
Outros
Other uncategorized cookies are those that are being analyzed and have not been classified into a category as yet.
CookieDuraçãoDescrição
A31 yearNo description
anj3 monthsNo description
i1 yearThe purpose of the cookie is not known yet.
SALVAR E ACEITAR
Desenvolvido por CookieYes Logo