Pular para o conteúdo
  • About Us
  • Industries
  • Services
    • Certifications
    • Consultancy
    • Diagnostics
    • Training
    • Consórcio Empresarial
  • Events
  • Blog
    • Articles
    • Restricted content
    • Interviews
    • Events
    • Fusions and acquisitions
    • History
    • Infopack
    • Releases
    • Opinion
    • Others
    • PackLessons
    • ProjetoPack in magazine
    • Training
    • Vacancies
  • Magazine
    • About Project Pack Magazine
    • Subscribe to Projeto Pack Magazine
    • Advertise on ProjetoPack
    • Access ProjetoPack Magazine
  • Contact
  • pt_BR
  • en_US
  • About Us
  • Industries
  • Services
    • Certifications
    • Consultancy
    • Diagnostics
    • Training
    • Consórcio Empresarial
  • Events
  • Blog
    • Articles
    • Restricted content
    • Interviews
    • Events
    • Fusions and acquisitions
    • History
    • Infopack
    • Releases
    • Opinion
    • Others
    • PackLessons
    • ProjetoPack in magazine
    • Training
    • Vacancies
  • Magazine
    • About Project Pack Magazine
    • Subscribe to Projeto Pack Magazine
    • Advertise on ProjetoPack
    • Access ProjetoPack Magazine
  • Contact
  • pt_BR
  • en_US
Conteúdo para Assinantes
Conteúdo para Assinantes

Home page > Insights > Events > Evento da ABIEF conclui: reciclagem de embalagens flexíveis é viável

Evento da ABIEF conclui: reciclagem de embalagens flexíveis é viável

Pensar na reciclagem destas embalagens é garantir o crescimento sustentável do setor.
  • 10/07/2021
  • | 17:35

Num Seminário virtual organizado em parceria com a Plásticos em Revista, a ABIEF (Associação Brasileira da Indústria de Embalagens Plásticas Flexíveis), reuniu importantes players da cadeia de valor para discutir tendências, entraves e soluções para a reciclagem das embalagens plásticas flexíveis.

Todos foram unânimes em concluir que a economia circular rege os novos modelos de negócio e que, portanto, pensar na reciclagem destas embalagens é garantir o crescimento sustentável do setor.

Como? Segundo o Presidente da ABIEF, empresário Rogério Mani, “criatividade e engajamento de todos os elos da cadeia de transformação são fundamentais, assim como o uso da tecnologia para criar soluções que garantam valor para o plástico”.

Anualmente a indústria de flexíveis transforma 2 milhões de toneladas de embalagens.

“Este número demonstra como a sustentabilidade pode ser a grande oportunidade de investimento das próximas décadas. Dados da Fundação Ellen MacArthur indicam que o equivalente entre US$ 80 e US$ 120 bilhões em plásticos são descartados anualmente de forma inapropriada. Há, portanto, uma demanda crescente de oportunidades para o desenvolvimento de soluções”, pondera Mani.

Segundo ele, é possível reciclar todas as embalagens plásticas; os entraves ainda são o custo e ter uma cadeia focada e organizada para reciclar mecanicamente tudo o que for possível e retornar o material para a produção. “Onde a reciclagem mecânica não é viável, contamos com a reciclagem química. É preciso discutir ainda a desoneração do material reciclado, um item importante, inclusive, para fomentar mais investimentos e trabalhar em novas soluções.”

Para Paulo Teixeira, Executivo da Abiplast, a questão é até mais histórica. “Vivemos um problema do século 20 embora estejamos no século 21: a gestão de resíduos. Antes de discutirmos se a reciclagem será mecânica ou química, precisamos estudar, junto ao governo, a gestão de resíduos no país e criar modelos de negócio que o setor privado possa levar para as prefeituras como uma alternativa à política pública e que atraia investimentos. Só assim teremos escala na produção de materiais reciclados capaz de alimentar um sistema de produção circular.”

A lógica de Teixeira parte do princípio de buscar soluções junto a parceiros de todos os setores e garantir escala e payback do projeto. E para tal, vale trabalhar com cooperativas, municípios, empresas e governo. Este ‘passo para trás’ ajudará a resolver a questão dos resíduos e permitirá avançar com as soluções de circularidade, inclusive no que tange a educação do consumidor final, com sistemas de cash back por exemplo, e alavancar ‘eco startups’.

Novamente, o potencial é gigante pois dos 379 kg de resíduos gerados por cada brasileiro anualmente, entre 35% e 40% poderiam ser reciclados. “Precisamos trabalhar em planos macro onde os brand owners têm um papel fundamental como aceleradores. Um caminho é eles exigirem embalagens com conteúdo reciclado”, diz Rogério Mani.

Paulo Teixeira, da Abiplast completa: “A sociedade comprou a ideia de que não usar plástico é ser sustentável e esta é uma questão global. O desafio portanto também é desconstruir essa imagem.” Ele lembra que a circularidade está no DNA dos plásticos e este deve ser o direcionador do setor.

Eduardo Prestes, da Crisis Solutions, vai além e completa: “A grande briga do plástico não é técnica, mas de comunicação por conta das imagens e narrativas. Assim a questão é: a indústria tem condições de competir na era da comunicação global do jeito que é hoje? Infelizmente é na área de comunicação que as coisas serão definidas. Um exemplo? Apesar de sabermos que a sacola plástica é reutilizável, somos muito tímidos em comunicar isso, assim como todas as outras qualidades do plástico. Temos que comunicar melhor e de forma mais clara para não perdermos a ‘licença social’ de uso do plástico!”

Sim, existem soluções!

Soluções para reciclar as embalagens flexíveis já existem e começam a ganhar escala. Algumas delas foram apresentados por Cesar Sanches, diretor global de Sustentabilidade do Valgroup. Ele citou a embalagem ‘Super R’ desenvolvida com base no conceito ‘pronta para reciclar’. “Esta é uma solução economicamente eficiente, com resistência mecânica e a temperatura, que pode ser usada com produtos líquidos e sólidos, e que pode ser personalizada.” Outra solução da empresa são os filmes shrink com conteúdo reciclado pós consumo; a Valgroup também recicla 300 milhões de garrafas PET pós consumo por mês usadas em novas embalagens.

Sobre reciclagem de filmes, uma outra solução foi apresentada pela Ambev a partir da tecnologia de destintamento da Deink Brasil, ou seja, retirada de 100% da tinta dos filmes shrink/stretch que voltam a ser peletes utilizáveis na produção de novos filmes. “Este foi um passo importante para a Ambev se considerarmos que as embalagens flexíveis representam 35% de todos os plásticos que utilizamos”, celebrou Lisa Lieberbaum, gerente de Sustentabilidade em Embalagem.

Mas sempre que se fala de reciclagem pós consumo, o entrave fica por conta da coleta e separação. A startup Green Mining, acelerada pela própria Ambev, enxergou nesta deficiência uma oportunidade e criou um sistema que ajuda na eficiência – e inteligência – da logística reversa.

Segundo o fundador Rodrigo Oliveira, a partir do volume de produtos entregues nos diversos PDV atendidos pela Ambev, o sistema identifica o volume e o tipo de embalagem que será descartado pós consumo, além de plotar as informações em um mapa. A partir destes dados, é possível roteirizar a coleta e engajar os estabelecimentos nesta cadeia de reciclagem. “Racionalizamos o descarte para trazer de volta os materiais. E este é um grande desafio especialmente com os filmes shrink por conta da leveza do material. Para se ter uma ideia, 1 tonelada de material coletado pós consumo equivale a 50 mil embalagens.”

Como sintetizou Edison Terra, vice-presidente negócios de Olefinas e Poliolefinas da Braskem América do Sul, “o momento é de transformação e não podemos pensar em soluções como sempre pensamos. Temos que trabalhar para rejuvenescer o plástico, mesmo que isso impacte em algumas aplicações. É muito difícil reciclar o que não foi pensado para ser reciclado.”

Como desafios para este novo momento da indústria ficam:

  • O trabalho mais próximo às cooperativas;
  • Um novo olhar para o design das embalagens;
  • Uma nova – e mais eficiente – forma de comunicar os benefícios do plástico;
  • Novas tecnologias para reciclagem;
  • Uma participação ativa nas etapas de coleta e separação dos materiais pós consumo. 

“A indústria de embalagens plásticas, e do plástico em geral, precisa de uma trégua. Estamos fazendo um mea culpa, mas precisamos de um tempo para digerir todas as informações e tomar as ações necessárias, com base em muita tecnologia de ponta e num diálogo franco, aberto e transparente com a sociedade.  E isso só poderá ser feito com a participação de todos”, finalizou o Presidente da ABIEF, Rogério Mani.

Leia mais em nosso blog:
Reciclagem de embalagens de nylon é uma das frentes da UBE

Share this:

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Campos obrigatórios são marcados com *

Projeto Pack em Revista

Edição 108 – mar/abr 2025

Edição 107 – jan/fev 2025

Edição 106 – nov/dez 2024

Categorias
  • Arquivo (308)
  • Articles (20)
  • Interviews (26)
  • Events (20)
  • Fusions and acquisitions (29)
  • History (1)
  • Infopack (48)
  • Releases (114)
  • Opinion (39)
  • Others (13)
  • PackLessons (7)
  • ProjetoPack in magazine (2)
  • Training (5)
  • Vacancies (1)

Arquivo

Baixe grátis agora mesmo o livro: 100 dicas práticas de vendas e marketing para indústria gráfica e convertedora

Subscribe to Infopack on LinkedIn

Related

Hybrid Software releases Packz 6.0

Xaar sets vision for the future

Hybrid Software ready to show award-winning and revolutionary workflow products during the FTA Virtual Fall Conference 2020

Mark Andy Digital Press Division to Offer Its Users GMG Color Management Solutions Globally

NEWSLETTER

Do you want to receive news and exclusive content?

Sign up for the ProjetoPack newsletter to receive the main news in the graphics area and exclusive content directly to your email.

ProjetoPack is a reference in consulting and training for graphic industries, general printing, furniture graphics, edge ribbons, industrial printing and packaging, tag and label industries. It also works with national and international certifications and produces ProjetoPack Magazine, a specialized publication in the conversion and printing market.
Facebook Twitter Linkedin Youtube
Instagram Whatsapp Telegram Link
The best content on technology, design and management of flexible packaging, labels and print.
Subscribe now!
  • Insights – Blog
  • Sitemap
  • Privacy Policy
  • My account
  • Contact
  • Insights – Blog
  • Sitemap
  • Privacy Policy
  • My account
  • Contact
  • Insights – Blog
  • Sitemap
  • Privacy Policy
  • My account
  • Contact
  • Insights – Blog
  • Sitemap
  • Privacy Policy
  • My account
  • Contact
Usamos cookies em nosso site para fornecer a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar”, você concorda com o uso dos cookies. Você também pode visitar "Configurações de cookies" para fornecer um consentimento controlado.
Configurações de cookiesAceitar
Revisar consentimento

Visão Geral de Privacidade

...
Necessário
Sempre ativado
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. These cookies ensure basic functionalities and security features of the website, anonymously.
CookieDuraçãoDescrição
cookielawinfo-checkbox-advertisement1 yearThe cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Advertisement".
cookielawinfo-checkbox-analytics11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics".
cookielawinfo-checkbox-functional11 monthsThe cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checkbox-necessary11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary".
cookielawinfo-checkbox-others11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other.
cookielawinfo-checkbox-performance11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance".
pmpro_visitsessionThe cookie is set by PaidMembership Pro plugin. The cookie is used to manage user memberships.
viewed_cookie_policy11 monthsThe cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data.
Funcional
Functional cookies help to perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collect feedbacks, and other third-party features.
CookieDuraçãoDescrição
na_id1 year 24 daysThis cookie is set by Addthis.com to enable sharing of links on social media platforms like Facebook and Twitter
ouid1 year 24 daysThe cookie is set by Addthis which enables the content of the website to be shared across different networking and social sharing websites.
Performance
Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.
Analytics
Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.
CookieDuraçãoDescrição
__gads1 year 24 daysThis cookie is set by Google and stored under the name dounleclick.com. This cookie is used to track how many times users see a particular advert which helps in measuring the success of the campaign and calculate the revenue generated by the campaign. These cookies can only be read from the domain that it is set on so it will not track any data while browsing through another sites.
__ss1 dayThis cookie is set by SharpSpring, a marketing automation platform. This is used for tracking visitors and form submissions.
__ss_referrer1 hourThis cookie is set by SharpSpring, a marketing automation platform. This is used for tracking visitors and form submissions.
__ss_tk25 yearsThis cookie is set by SharpSpring, a marketing automation platform. This is used for tracking visitors and form submissions.
_ga2 yearsThis cookie is installed by Google Analytics. The cookie is used to calculate visitor, session, campaign data and keep track of site usage for the site's analytics report. The cookies store information anonymously and assign a randomly generated number to identify unique visitors.
_gat_UA-105063179-11 minuteThis is a pattern type cookie set by Google Analytics, where the pattern element on the name contains the unique identity number of the account or website it relates to. It appears to be a variation of the _gat cookie which is used to limit the amount of data recorded by Google on high traffic volume websites.
_gid1 dayThis cookie is installed by Google Analytics. The cookie is used to store information of how visitors use a website and helps in creating an analytics report of how the website is doing. The data collected including the number visitors, the source where they have come from, and the pages visted in an anonymous form.
_hjAbsoluteSessionInProgress30 minutesNo description
_hjFirstSeen30 minutesThis is set by Hotjar to identify a new user’s first session. It stores a true/false value, indicating whether this was the first time Hotjar saw this user. It is used by Recording filters to identify new user sessions.
_hjid1 yearThis cookie is set by Hotjar. This cookie is set when the customer first lands on a page with the Hotjar script. It is used to persist the random user ID, unique to that site on the browser. This ensures that behavior in subsequent visits to the same site will be attributed to the same user ID.
_hjIncludedInPageviewSample2 minutesNo description
_hjTLDTestsessionNo description
koitk10 yearsThis cookie is set by SharpSpring, a marketing automation platform. This is used for tracking visitors and form submissions.
Propaganda
Advertisement cookies are used to provide visitors with relevant ads and marketing campaigns. These cookies track visitors across websites and collect information to provide customized ads.
CookieDuraçãoDescrição
_fbp3 monthsThis cookie is set by Facebook to deliver advertisement when they are on Facebook or a digital platform powered by Facebook advertising after visiting this website.
B1 yearThis Cookie is used by Yahoo to provide ads, contents or analytics.
fr3 monthsThe cookie is set by Facebook to show relevant advertisments to the users and measure and improve the advertisements. The cookie also tracks the behavior of the user across the web on sites that have Facebook pixel or Facebook social plugin.
IDE1 year 24 daysUsed by Google DoubleClick and stores information about how the user uses the website and any other advertisement before visiting the website. This is used to present users with ads that are relevant to them according to the user profile.
pa_crosswise_ts2 yearsThis cookie is set by Perfect Audience and is used for advertising purposes based on user behavioral data.
pa_google_ts2 yearsThis cookie is set by Perfect Audience and is used for advertising purposes based on user behavioral data.
pa_openx_ts2 yearsThis cookie is set by Perfect Audience and is used for advertising purposes based on user behavioral data.
pa_rubicon_ts2 yearsThis cookie is set by Perfect Audience and is used for advertising purposes based on user behavioral data.
pa_twitter_ts2 yearsThis cookie is set by Perfect Audience and is used for advertising purposes based on user behavioral data.
pa_uid2 yearsThis cookie is set by prfct.co. This cookie is used across the websites that use same ad network to display ads to the other advertisers in the network.
pa_yahoo_ts2 yearsThis cookie is set by Perfect Audience and is used for advertising purposes based on user behavioral data.
personalization_id2 yearsThis cookie is set by twitter.com. It is used integrate the sharing features of this social media. It also stores information about how the user uses the website for tracking and targeting.
test_cookie15 minutesThis cookie is set by doubleclick.net. The purpose of the cookie is to determine if the user's browser supports cookies.
uid1 year 24 daysThis cookie is used to measure the number and behavior of the visitors to the website anonymously. The data includes the number of visits, average duration of the visit on the website, pages visited, etc. for the purpose of better understanding user preferences for targeted advertisments.
uuid23 monthsThis cookies is set by AppNexus. The cookies stores information that helps in distinguishing between devices and browsers. This information us used to select advertisements served by the platform and assess the performance of the advertisement and attribute payment for those advertisements.
Others
Other uncategorized cookies are those that are being analyzed and have not been classified into a category as yet.
CookieDuraçãoDescrição
A31 yearNo description
anj3 monthsNo description
i1 yearThe purpose of the cookie is not known yet.
SALVAR E ACEITAR
Desenvolvido por CookieYes Logo