O mercado está empolgado com a qualidade de reprodução atingida hoje pela flexografia pois é atualmente o processo que mais ganha espaço na impressão de embalagens e rótulos no mundo.
E uma reprodução bem feita depende em boa parte de uma pré-impressão muito bem elaborada, além obviamente de um bom equipamento de impressão, qualidade de insumos e profissionais flexográficos capacitados.
Quando tratamos de pré-impressão os desafios são garantir a execução de pré-impressão rápida, com tempos cada vez menores de preparação de arquivos, sistemas e softwares na nuvem com muitos recursos para agilizar o fluxo de trabalho e chapas com novas tecnologias embarcadas. Tudo isso com o objetivo de agilizar os trabalhos finais, dar maior qualidade e obter menores perdas.
Um dos maiores desafios do mercado flexográfico está na padronização e repetição dos pedidos. Algumas inovações são o futuro na padronização de processos como a metodologia G7 que controla dois aspectos visuais, a tonalidade e o balanço do gris. Na prática, o G7 é um processo de gerenciamento de cores que atende aos requisitos de padronização de impressão para qualquer processo, seja em flexografia, rotogravura, digital ou offset, definindo o mesmo resultado de reprodução para quaisquer desses processos que o cliente reproduzir sua arte. Também como parte dessas inovações há os sistemas de integração, muito em linha com a chamada indústria 4.0 e que entram no mercado para ajudar nesse processo. Na Alpha dispomos do Alpha Sprint, um sistema de entrega agilizada de clichês, onde o convertedor, que possui sua própria pré-impressão, apenas disponibiliza a arte nesse sistema interligado e os clichês são gravados e entregues rapidamente, muitas vezes até no mesmo dia.
Outro sistema resultante dessa indústria 4.0 é o gerenciamento de artes de embalagens, voltado aos donos de marcas. Na Alpha temos o sistema interligado entre o dono de marca, clicheria e convertedor, uma plataforma online de gestão de artes de embalagens que permite armazenar, gerenciar, revisar, aprovar (via workflow) e distribuir online o conteúdo produzido para os departamentos e fornecedores envolvidos. Com isso, atende-se as embalagens atendem as regulamentações da Anvisa e órgãos envolvidos, reduz retrabalho, centraliza todas as artes em um único local, além de proteger as informações.
Uma solução que permite reproduzir grande parte da escala Pantone® utilizando CMYK + 2 ou 3 tintas extras (por exemplo, laranja, verde e azul). Com isso o convertedor realiza setups em menos tempo, quase nunca necessita trocar anilox, elimina o processo de preparação de tintas, reduz as lavagens tendo menos gastos com limpeza, reduz custo na compra de tintas e aumenta a qualidade da impressão com cores mais vivas e intensas.
Portanto, a construção de soluções finais através de alianças entre fabricantes diversos, a criação de interdependências, tão ao molde do mudo atual, agregam muito valor ao mercado de embalagens, aos donos de marcas, clicherias e convertedores.
A Alpha Clicheria entende que o mercado flexográfico está constantemente se reinventando e oferecendo uma série de novas tecnologias e processos, apesar dessa evolução ser pouco percebida pelos usuários de embalagens ou ainda demorar para que a informação e conhecimento chegue até eles.
Uma das preocupações e nosso grande foco de trabalho é ajudar os convertedores e donos de marcas a terem acesso a esse conhecimento; entendemos que assim podemos colaborar para a evolução do mercado.
USUÁRIOS DE EMBALAGENS
A Alpha Clicheria sempre estabeleceu ser a condutora principal e tomar a frente no segmento para ajudar os convertedores e donos de marca a conhecerem e melhorarem o processo global de impressão de suas embalagens. A disputa por espaço na gôndola é cada vez mais acirrada, os espaços são os mesmos, e o que pode diferenciar na decisão de compra do consumidor é uma embalagem bem criada e bem produzida.
A partir do momento que os donos de marca entenderem que a pré-impressão pode ajudá-los no início do processo, desde a concepção da embalagem, temos condições de garantir uma execução final de excelência. Isso parte da padronização de processos de impressão que começa na conexão e interação com o cliente, na incorporação no fluxo de produção da gráfica e na conjunção dos processos produtivos entre cliente e fornecedores. Essa interdependência gera valor ao mercado, ao cliente e ao consumidor.
SOBRE A EMPRESA
Filiais em quatro Estados e atuação em todo o território nacional, atende mais de 300 clientes. A companhia disponibiliza ao mercado completa gama de serviços como Gestão de Embalagens, sistemas Kodak Flexcel NX Advantage, Esko HD Flexo, Pixel Plus Esko, provas de cores GMG e flexo, Alpha Gamut Plus, Alpha ART, Alpha 3D, além do trabalho de Clicheria In House, que desenvolve uma estrutura de clicheria dentro do cliente, com operação própria.
Contato:
Alpha Clicheria
Rua Orozimbo Maia 331, Vila Sônia, Valinhos/SP
Fone +55 19 3869.5943 • email [email protected] www.linkedin.com/company/alpha-clicheria