Pular para o conteúdo
  • About Us
  • Industries
  • Services
    • Certifications
    • Consultancy
    • Diagnostics
    • Training
    • Consórcio Empresarial
  • Events
  • Blog
    • Articles
    • Restricted content
    • Interviews
    • Events
    • Fusions and acquisitions
    • History
    • Infopack
    • Releases
    • Opinion
    • Others
    • PackLessons
    • ProjetoPack in magazine
    • Training
    • Vacancies
  • Magazine
    • About Project Pack Magazine
    • Subscribe to Projeto Pack Magazine
    • Advertise on ProjetoPack
    • Access ProjetoPack Magazine
  • Contact
  • pt_BR
  • en_US
  • About Us
  • Industries
  • Services
    • Certifications
    • Consultancy
    • Diagnostics
    • Training
    • Consórcio Empresarial
  • Events
  • Blog
    • Articles
    • Restricted content
    • Interviews
    • Events
    • Fusions and acquisitions
    • History
    • Infopack
    • Releases
    • Opinion
    • Others
    • PackLessons
    • ProjetoPack in magazine
    • Training
    • Vacancies
  • Magazine
    • About Project Pack Magazine
    • Subscribe to Projeto Pack Magazine
    • Advertise on ProjetoPack
    • Access ProjetoPack Magazine
  • Contact
  • pt_BR
  • en_US
Conteúdo para Assinantes
Conteúdo para Assinantes

Home page > Insights > Articles > Solução 5 de 6 para um ano de crise

Solução 5 de 6 para um ano de crise

pragmatismo
  • 28/11/2022
  • | 22:22

Nota importante: este artigo foi escrito antes do segundo turno das eleições.

Contando com esta aqui, estamos há apenas uma edição da que encerra o ano de 2022. Minha participação como articulista foi no sentido de explorar seis pilares estratégicos que pudessem, de alguma forma, contribuir na gestão das empresas dos nossos leitores. Algo que penso estar cumprindo, em virtude das mensagens positivas que tenho recebido a cada nova publicação.

Apenas recapitulando brevemente, compartilhamos insights sobre produtividade, aperfeiçoamento técnico do setor de compras, dicas para melhorar a qualidade e agilidade na tomada de decisão no chão de fábrica (heurística) e findamos na edição anterior, colocando a inovação como epicentro do negócio de embalagens, rótulos e impressão.

Nesta “Solução 5 de 6 para um ano de crise”, que sairá para entrega aos correios no período mais conturbado do ano – logo após o encerramento do segundo turno das eleições – achei que deveria tocar de alguma forma no tema do binômio Bom Senso e Pragmatismo.

O motivo é óbvio: no que certamente já é o processo eleitoral mais polarizado da história desse país, muitas relações foram cortadas. Familiares, amigos, vizinhos e – claro – colegas de trabalho acabaram se afastando ou até mesmo brigando (verbal e até fisicamente) em virtude de tais divergências. Aqui para o artigo, é uma oportunidade de ouro explorarmos o que poderia ser feito para não apenas conviver, interagir, comunicar-se no meio profissional – como fazê-lo com excelência, superando as rusgas de uma vez por todas.

Quanto dinheiro as organizações estão perdendo todos os dias, quando estes atritos começam a criar rotas alternativas (muitas vezes tortuosas) para levar uma mensagem importante do ponto A para o ponto B, apenas para evitar o colega que diverge na política (ou em outro tema sensível como esporte e religião)?

Pois é. No mundo em que vivemos hoje – em que há uma atomização da sociedade ao nível do indivíduo e rumamos para uma quase reversão das iniciativas pró-globalização (One World, One Nation”), cada um de nós é um “microcosmo que não pode ser abarcado em um conceito singular e estático que define e restringe”. Simplificando: o homem é bom e também pode ser mau, é dicotômico e de vez em quando, contraditório. É coerente ou não. E muda de opinião o tempo todo, conforme as suas experiências e maturidade.

Isso significa que o conceito de Bom Senso é, per se, complexo. Bom Senso – de acordo com o dicionário – “a forma equilibrada e sensata de decidir e julgar; prudência e razoabilidade; a forma de agir que não se deixa levar pelas paixões, pautando-se pelo equilíbrio, razão e de acordo com padrões morais” implica em dizer que “há uma regra comum, pautada por um padrão moral também universal, para balizar um julgamento”.

Não há. O padrão moral judaico-cristão pode divergir do padrão moral xintoísta, por exemplo. A cultura, que também impacta sensivelmente na prática do bom senso, é multi variada. E assim sucessivamente. É muito difícil exigir bom senso de outrem, quando cada um de nós enxerga o mundo com uma lente diferente.

Evidentemente que, com esta frase, não quero relativizar as coisas. A minha conclusão (ao menos por enquanto, ao refletir sobre o assunto e exprimi-lo nestas poucas linhas) é a de que bom senso não é um conjunto de axiomas, mas o exercício contínuo de boas práticas à luz de uma revisão constante e honesta. Tão constante quanto a mudança que se passa em nós, quanto indivíduos, ao longo da vida.

Posto isto, corroboro que sim há um exercitar saudável de práticas que, com o devido pragmatismo, podem se não anular, mitigar o efeito da discórdia e do antagonismo entre visões de mundo e valores distintos em prol da convivência, do bem comum e da excelência dos resultados no ambiente corporativo. Falemos um pouco destas práticas.

A prática do reconhecimento

Reconhecimento é, talvez, um dos exercícios mais difíceis e que precisa ser feito a todo momento. Reconhecer os próprios erros e virtudes, a própria responsabilidade nos resultados positivos ou negativos de uma situação, assim como as virtudes dos outros. O reconhecimento não é uma questão apenas ligada à empatia. Trata-se de criar o alicerce para o pensamento crítico, tão essencial na tomada de decisões assertiva.

O pensamento crítico permite que diminuamos a influência dos vieses cognitivos – aquela lente diferente com a qual enxergamos a realidade e que, justamente por não compartilhar da mesma lente um com o outro, cria o sentimento de frustração que pode levar à ruptura ou tensão nas relações humanas.

Devemos ainda reconhecer o transitório, a mudança. Opiniões podem mudar, à luz de novos fatos, evidências e experiências. As vezes, um impasse pode ser temporário, e a estratégia de dar tempo ao tempo talvez surta melhor efeito do que insistir no debate acalorado. O bom senso dista do senso comum e também não é um “último senso”.

A prática do pragmatismo

O conceito filosófico da escola pragmatista é muito interessante e vale uma resumo. O pragmatismo surgiu nos Estados Unidos, em meados de 1870, e têm sua origem atribuída aos filósofos Charles Sanders Pierce, William James e John Dewey.

Para esta corrente, o significado de qualquer conceito ou abstração filosófica é a “soma de todas as suas consequências possíveis”. De uma forma um tanto simplória, acreditava-se que a filosofia deveria encarregar-se de investigar apenas o que realmente faz diferença em nossa vida prática (uma boa maneira de encerrar debates metafísicos intermináveis).

O que nos interessa aqui é a raíz desta maneira de pensar tão utilitarista: aos pragmatistas, o fato de possuirmos “lentes” absolutamente únicas para enxergar a realidade impediria que temas subjetivos, relativos e duais possam convergir a uma resposta que satisfaça a todos os envolvidos. E, por esta razão, deveríamos nos ater aos resultados práticos da discussão, de forma racional, objetiva e crítica.

Usando o polêmico exemplo das eleições – trata-se de focar na escolha de um candidato ou candidata que, a despeito de abstrações sobre sistemas de crenças, ideologias, tipo de moral (judaico-cristã, islâmica, agnóstica etc.), preferências pessoais e tantos outros temas aos quais as idiossincrasias e vieses não poderão convergir em uníssono, nos foquemos aos resultados práticos e mensuráveis apresentados (no caso de um candidato a reeleição) ou na coerência e factibilidade de suas propostas e plano de governo (no caso de um novo candidato).

É claro que a eleição não é o melhor exemplo, pois um eleitor enxerga em um candidato, seja qual for o cargo, a sua representação direta. Portanto, é difícil (para não dizer, impossível) desvincular da representatividade, resultados objetivos de valores e crenças.

Porém, na empresa – o pragmatismo é um imperativo. Um gerente não é o seu representante junto à diretoria, assim como não é o analista de recursos humanos. O representante é o resultado do seu trabalho à luz das metas e estratégia da corporação em que você está inserido (a).

Pensar de forma pragmática e utilitária, usando como instrumento o bom senso, é um dos grandes segredos do sucesso das organizações e uma parte importante do que costumamos chamar de “cultura”. Esta será uma das competências chave cada vez mais necessárias num mundo de extremismos, intolerância, antipatia, isolacionismo e atrofia nas habilidades de comunicação e escuta empática.

Se você nunca pensou sobre o tema, nunca “sentiu o verdadeiro clima organizacional” além das pesquisas rasas de clima conduzidas de tempos em tempos e empreendeu alguma iniciativa para fomentar o bom senso e o pragmatismo nas decisões em todos os níveis da empresa, esta é sem dúvida, uma boa hora para começar. Boa sorte!

Leia mais em nosso blog:

Publique na ProjetoPack em Revista para suprir a perda de mobilidade dos representantes após a pandemia

Share this:

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Campos obrigatórios são marcados com *

Projeto Pack em Revista

Edição 108 – mar/abr 2025

Edição 107 – jan/fev 2025

Edição 106 – nov/dez 2024

Categorias
  • Arquivo (308)
  • Articles (20)
  • Interviews (26)
  • Events (20)
  • Fusions and acquisitions (29)
  • History (1)
  • Infopack (48)
  • Releases (114)
  • Opinion (39)
  • Others (13)
  • PackLessons (7)
  • ProjetoPack in magazine (2)
  • Training (5)
  • Vacancies (1)

Arquivo

Baixe grátis agora mesmo o livro: 100 dicas práticas de vendas e marketing para indústria gráfica e convertedora

Subscribe to Infopack on LinkedIn

Related

Hybrid Software releases Packz 6.0

Xaar sets vision for the future

Hybrid Software ready to show award-winning and revolutionary workflow products during the FTA Virtual Fall Conference 2020

Mark Andy Digital Press Division to Offer Its Users GMG Color Management Solutions Globally

NEWSLETTER

Do you want to receive news and exclusive content?

Sign up for the ProjetoPack newsletter to receive the main news in the graphics area and exclusive content directly to your email.

ProjetoPack is a reference in consulting and training for graphic industries, general printing, furniture graphics, edge ribbons, industrial printing and packaging, tag and label industries. It also works with national and international certifications and produces ProjetoPack Magazine, a specialized publication in the conversion and printing market.
Facebook Twitter Linkedin Youtube
Instagram Whatsapp Telegram Link
The best content on technology, design and management of flexible packaging, labels and print.
Subscribe now!
  • Insights – Blog
  • Sitemap
  • Privacy Policy
  • My account
  • Contact
  • Insights – Blog
  • Sitemap
  • Privacy Policy
  • My account
  • Contact
  • Insights – Blog
  • Sitemap
  • Privacy Policy
  • My account
  • Contact
  • Insights – Blog
  • Sitemap
  • Privacy Policy
  • My account
  • Contact
Usamos cookies em nosso site para fornecer a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar”, você concorda com o uso dos cookies. Você também pode visitar "Configurações de cookies" para fornecer um consentimento controlado.
Configurações de cookiesAceitar
Revisar consentimento

Visão Geral de Privacidade

...
Necessário
Sempre ativado
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. These cookies ensure basic functionalities and security features of the website, anonymously.
CookieDuraçãoDescrição
cookielawinfo-checkbox-advertisement1 yearThe cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Advertisement".
cookielawinfo-checkbox-analytics11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics".
cookielawinfo-checkbox-functional11 monthsThe cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checkbox-necessary11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary".
cookielawinfo-checkbox-others11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other.
cookielawinfo-checkbox-performance11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance".
pmpro_visitsessionThe cookie is set by PaidMembership Pro plugin. The cookie is used to manage user memberships.
viewed_cookie_policy11 monthsThe cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data.
Funcional
Functional cookies help to perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collect feedbacks, and other third-party features.
CookieDuraçãoDescrição
na_id1 year 24 daysThis cookie is set by Addthis.com to enable sharing of links on social media platforms like Facebook and Twitter
ouid1 year 24 daysThe cookie is set by Addthis which enables the content of the website to be shared across different networking and social sharing websites.
Performance
Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.
Analytics
Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.
CookieDuraçãoDescrição
__gads1 year 24 daysThis cookie is set by Google and stored under the name dounleclick.com. This cookie is used to track how many times users see a particular advert which helps in measuring the success of the campaign and calculate the revenue generated by the campaign. These cookies can only be read from the domain that it is set on so it will not track any data while browsing through another sites.
__ss1 dayThis cookie is set by SharpSpring, a marketing automation platform. This is used for tracking visitors and form submissions.
__ss_referrer1 hourThis cookie is set by SharpSpring, a marketing automation platform. This is used for tracking visitors and form submissions.
__ss_tk25 yearsThis cookie is set by SharpSpring, a marketing automation platform. This is used for tracking visitors and form submissions.
_ga2 yearsThis cookie is installed by Google Analytics. The cookie is used to calculate visitor, session, campaign data and keep track of site usage for the site's analytics report. The cookies store information anonymously and assign a randomly generated number to identify unique visitors.
_gat_UA-105063179-11 minuteThis is a pattern type cookie set by Google Analytics, where the pattern element on the name contains the unique identity number of the account or website it relates to. It appears to be a variation of the _gat cookie which is used to limit the amount of data recorded by Google on high traffic volume websites.
_gid1 dayThis cookie is installed by Google Analytics. The cookie is used to store information of how visitors use a website and helps in creating an analytics report of how the website is doing. The data collected including the number visitors, the source where they have come from, and the pages visted in an anonymous form.
_hjAbsoluteSessionInProgress30 minutesNo description
_hjFirstSeen30 minutesThis is set by Hotjar to identify a new user’s first session. It stores a true/false value, indicating whether this was the first time Hotjar saw this user. It is used by Recording filters to identify new user sessions.
_hjid1 yearThis cookie is set by Hotjar. This cookie is set when the customer first lands on a page with the Hotjar script. It is used to persist the random user ID, unique to that site on the browser. This ensures that behavior in subsequent visits to the same site will be attributed to the same user ID.
_hjIncludedInPageviewSample2 minutesNo description
_hjTLDTestsessionNo description
koitk10 yearsThis cookie is set by SharpSpring, a marketing automation platform. This is used for tracking visitors and form submissions.
Propaganda
Advertisement cookies are used to provide visitors with relevant ads and marketing campaigns. These cookies track visitors across websites and collect information to provide customized ads.
CookieDuraçãoDescrição
_fbp3 monthsThis cookie is set by Facebook to deliver advertisement when they are on Facebook or a digital platform powered by Facebook advertising after visiting this website.
B1 yearThis Cookie is used by Yahoo to provide ads, contents or analytics.
fr3 monthsThe cookie is set by Facebook to show relevant advertisments to the users and measure and improve the advertisements. The cookie also tracks the behavior of the user across the web on sites that have Facebook pixel or Facebook social plugin.
IDE1 year 24 daysUsed by Google DoubleClick and stores information about how the user uses the website and any other advertisement before visiting the website. This is used to present users with ads that are relevant to them according to the user profile.
pa_crosswise_ts2 yearsThis cookie is set by Perfect Audience and is used for advertising purposes based on user behavioral data.
pa_google_ts2 yearsThis cookie is set by Perfect Audience and is used for advertising purposes based on user behavioral data.
pa_openx_ts2 yearsThis cookie is set by Perfect Audience and is used for advertising purposes based on user behavioral data.
pa_rubicon_ts2 yearsThis cookie is set by Perfect Audience and is used for advertising purposes based on user behavioral data.
pa_twitter_ts2 yearsThis cookie is set by Perfect Audience and is used for advertising purposes based on user behavioral data.
pa_uid2 yearsThis cookie is set by prfct.co. This cookie is used across the websites that use same ad network to display ads to the other advertisers in the network.
pa_yahoo_ts2 yearsThis cookie is set by Perfect Audience and is used for advertising purposes based on user behavioral data.
personalization_id2 yearsThis cookie is set by twitter.com. It is used integrate the sharing features of this social media. It also stores information about how the user uses the website for tracking and targeting.
test_cookie15 minutesThis cookie is set by doubleclick.net. The purpose of the cookie is to determine if the user's browser supports cookies.
uid1 year 24 daysThis cookie is used to measure the number and behavior of the visitors to the website anonymously. The data includes the number of visits, average duration of the visit on the website, pages visited, etc. for the purpose of better understanding user preferences for targeted advertisments.
uuid23 monthsThis cookies is set by AppNexus. The cookies stores information that helps in distinguishing between devices and browsers. This information us used to select advertisements served by the platform and assess the performance of the advertisement and attribute payment for those advertisements.
Others
Other uncategorized cookies are those that are being analyzed and have not been classified into a category as yet.
CookieDuraçãoDescrição
A31 yearNo description
anj3 monthsNo description
i1 yearThe purpose of the cookie is not known yet.
SALVAR E ACEITAR
Desenvolvido por CookieYes Logo